Jaguariaíva é novamente destaque na geração de empregos entre os municípios dos Campos Gerais com mais de 30 mil habitantes, segundo o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O saldo positivo do levantamento parcial do ano de 2019 deu a Jaguariaíva uma posição de destaque com relação a cidades de maior porte na região, como Ponta Grossa e Castro.

O avanço no saldo de empregos de 2008 a 2019 foi exorbitante, considerando que em 2008 o saldo foi de – 283, ou seja, houve mais demissões que admissões, fechando os números no vermelho. Já em 2019, o saldo foi de 473, um número a se comemorar, visto que Jaguariaíva está entre as três cidades da região que mais geraram emprego.

Em primeiro lugar estão Ponta Grossa, com saldo de 1.173 empregos, seguida por Jaguariaíva (473), na terceira posição Telêmaco Borba, com 374, seguida por Castro (310) e Prudentópolis (258).

Seguindo as tendências nacional e estadual, o setor de serviços foi o que liderou o ranking dos saldos, com 1.630 novas vagas. Na sequência, figuram a construção civil (1.190), comércio (565), administração pública (198), serviços industriais de utilidade pública (69) e indústria de transformação (15).

Em Jaguariaíva, o setor de serviços também foi destaque. Os incentivos do município ao empreendedorismo, através da prefeitura municipal, têm sido determinantes na elevação dos números da empregabilidade, bem como os investimentos em infraestrutura e divulgação das belezas naturais, que tem consolidado o Turismo como uma atividade rentável e amiga da natureza.

Na Agência do Trabalhador, gerida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, as parcerias com empresas locais e também de cidades visinhas, busca emparelhar oferta e demanda de vagas.

Clique aqui para fazer o download do relatório com os dados parciais do Caged para o ano de 2019

Clique aqui para acessar a página do Caged

Vídeo - Covid 19