Jaguariaíva recebe Comitiva Tropeira Paulista

Nesta quinta-feira, 3, teve Prosa Tropeira no Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha, na recepção da Comitiva Paulista, que está percorrendo 1700 km para relembrar o Caminho dos Tropeiros, saindo de Cruz Alta (RS) a Sorocaba (SP), em mulas.

Eles foram recepcionados pela Administração Municipal, pela prefeita, e Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e Turismo e Meio Ambiente (SETMA) no Parque Ambiental Ruy Cunha, num momento de homenagens e resgate da cultura e das raízes tropeiras, junto com integrantes do Clube Tropeiro Alma sem Fronteira.

O grupo paulista composto por Délcio Teodoro da Silva, Givanildo de Araújo, Gustavo Paloni (médico veterinário), José Roberto Longhini e Luis Antonio Longhini, e mais duas pessoas na equipe de apoio, percorreram as trilhas do Parque, conheceram um pouco da história tropeira em Jaguariaíva e ao final saborearam o prato típico, uma quirerada.

Ao todo a viagem deve ser de 70 dias, período em que o grupo fará o percurso montado em lombo de mulas, em homenagem e resgate ao tropeirismo. “Foi um encontro da história, do lazer e de uma boa culinária”, disse a prefeita, lembrando que o resgate histórico, incluindo o ciclo tropeiro em Jaguariaíva, é feito desde o “I Festival Cultural Partes de Nossa História”, além de comemorações anuais com atividades culturais no Dia Municipal do Tropeiro, em 12 de maio.

cavalgada
cavalgada cavalgada