Administração municipal promove acolhimento de Jovens Aprendizes

A prefeita Alcione Lemos esteve na última semana no Departamento de Ensino Profissionalizante para uma reunião de trabalho e acolhimento aos novos jovens aprendizes, que frequentam os cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Linha de Produção. Devido aos protocolos sanitários contra a COVID-19, apenas uma parte dos alunos participaram do encontro.

Criado em 2005, mas fortalecido e readequado a partir de 2009, na gestão do prefeito Otélio Renato Baroni, que fez o Programa Jovem Aprendiz referência na região, hoje ele é mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da SMECEL, em convênio com o Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Senac (Serviço Nacional do Comércio), e parceria de empresas. A prefeita Alcione fala da importância deste trabalho.

“Este é um instrumento capaz de transformar não só a realidade dos jovens, ao despertar suas aptidões profissionais e abrir caminhos junto a respeitadas empresas, mas que também traz impactos positivos em nossa sociedade, através da forte formação cidadã presente na programação dos cursos”, observa a prefeita. Ainda na acolhida ela desejou a todos os jovens aprendizes grande êxito ao trilharem o caminho em busca do sucesso.

Presentes no encontro, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Erla Mello, e a diretora do Departamento de Ensino Profissionalizante, Tânia Marodim Assis, lembraram que os jovens em curso já estão inseridos nas empresas, sendo elas a Savana Veículos, Arauco, BrasPine, Valor Florestal, Supermercado Rickli, Supermercado Teixeira, Lupa, Magazine Luiza, BOPaper Brasil e Hollos.

“Somente neste ano 39 deles já foram inseridos nas empresas, que têm a oportunidade de formar mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica”, informa a diretora Tânia, acrescentando que, devido à exigências das empresas na pandemia, todos os contratados neste ano são maiores de idade ou estão prestes a completar 18 anos.

O ingresso no Programa Jovem Aprendiz é feito através de processo seletivo.  Coordenado pela SMECEL, as aulas teóricas ocorrem duas vezes na semana, no Departamento de Ensino Profissionalizante, que fica na Rua Nicanor Soares, S/N, Centro de Jaguariaíva. Segundo a secretária Erla, Jaguariaíva está à frente na região, contando com grande apoio da administração municipal, além de estrutura e investimento necessário para o trabalho.

Durante a acolhida alguns alunos dos cursos em andamento fizeram questão de se manifestar, valorizando o programa, que abre horizontes e novas possibilidades. Segundo dados da SMECEL, cerca de 1.300 jovens e adolescentes já passaram pelo Programa Jovem Aprendiz em Jaguariaíva e, desses, 950 concluíram a primeira experiência profissional com sucesso, inclusive na prefeitura, responsável por muito tempo pelo maior número de vagas oferecidas.