Prefeitura de Jaguariaíva inova ao inserir mirtilo na merenda escolar

Em um passo pioneiro no ensino público, a Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), vai incluir o mirtilo na merenda. O objetivo é incrementar o acesso a uma alimentação rica e equilibrada para as crianças, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizado.

O fruto começa a ser oferecido em setembro nos cemei’s, logo após a colheita, diretamente das mãos de agricultor um da região, Rafael Corassa, um dos que fornecem hortifrutis para o Programa de Alimentação Escolar, através de chamamento público. Ele observa que o cultivo nacional dessa fruta ainda é pequeno no Brasil e que a Prefeitura de Jaguariaíva é a primeira a inserir o mirtilo (blueberry) na merenda.

Alimento muito consumido nos Estados Unidos e Canadá, além de saboroso, o mirtilo também é chamado de fruta da longevidade, por seus inúmeros benefícios à saúde, como a alta concentração de antioxidantes, vitaminas e fibras. A degustação da frutinha azul para teste já foi feita entre as crianças que adoraram o lanche, informa o Setor de Merenda Escolar da SMECEL.