Crianças da rede municipal de ensino participam do Projeto Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola

Nesta quarta-feira, 23, no Cine Teatro Valéria Luercy, crianças da rede municipal de ensino contaram com uma palestra com os juízes Giovane Rymsza e Amanda Cristina Lam Staczuk. Durante o encontro, os magistrados falaram de noções básicas sobre cidadania e funções dos Três Poderes, informando também sobre proteção das crianças contra abusos e violência doméstica.

As crianças tiveram a oportunidade de fazer perguntas, que foram prontamente respondidas pelos juízes, enriquecendo o debate e despertando a curiosidade dos pequenos cidadãos sobre o papel da justiça na sociedade. Um momento de descontração marcou o encerramento do evento. Os alunos puderam vestir as tradicionais togas utilizadas pelos juízes durante os julgamentos, experimentando, por alguns minutos, o simbolismo da força do Poder Judiciário, despertando ainda em várias crianças a vontade de serem juízes no futuro.

A iniciativa faz parte do Projeto Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola, do Tribunal de Justiça, realizado no município com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura,  Esporte e Lazer (SMECEL). O projeto continua e envolve outras ações, como distribuição de cartilhas e atividades educativas nas escolas, produção cultural com premiação e visita ao fórum, marcada para o dia 27 de novembro.

A contagem de casos da dengue ocorre a cada ano epidemiológico (período de agosto de um ano a julho do ano seguinte). O Ano Epidemiológico 2023/2024 se encerrou na última semana de julho, quando a contagem foi zerada para o período 2024/2025.