Projeto Hora do Conto incentiva formação de novos leitores

Em um cenário cada vez mais digital, formar leitores é um desafio ainda maior. Ciente disso, a Prefeitura de Jaguariaíva desenvolve o Projeto “Hora do Conto” com alunos da rede municipal de ensino.

A iniciativa, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), por meio do Departamento Municipal de Cultura e Assessoria Pedagógica, atrai as crianças para o mundo da leitura através do lúdico, usando encenações de clássicos infantis. Turmas do Infantil V e 1º anos participam.

O diretor do departamento, Vinícius Schadner, relata que neste ano o trabalho é baseado na história de Chapeuzinho Vermelho. “É um teatro de fantoches, onde também incluímos a sensibilização das crianças para valores como a obediência, respeito aos idosos, perigos da vida e das escolhas erradas, além do desenvolvimento da musicalidade com o momento das canções pertinentes à história em questão”, diz.

Antes a Hora do Conto ocorria nas bibliotecas locais, mas a partir deste ano, para facilitar a logística, a equipe do projeto vai às escolas, incluindo também as do campo. A bibliotecária Aguida Alves, uma das componentes do projeto, destaca que o município possui duas bibliotecas na cidade e uma na zona rural à disposição da população em geral. “Nossas bibliotecas recebem todo ano títulos novos e, para emprestá-los, basta um documento de identificação e comprovante de residência”, incentiva.

Segundo Schadner, o teatro nas escolas começou neste mês, em que se comemora o Dia do Livro, e se estende até o mês de maio. “Na sequência do projeto as crianças serão levadas ao Cine Teatro Municipal Valéria Luercy para assistir ao filme Chapeuzinho Vermelho”, informa.

Cronograma Hora do Conto 2019