Parceria fortalece trabalho de educação ambiental na rede pública de ensino

Professores de 3ª anos da rede municipal de ensino participaram nesta terça (26), no Cine Teatro Valéria Luercy, de treinamento alusivo ao projeto socioambiental Bacia Escola, com o instrutor Gustavo Goes, do Programa de Educação Ambiental Pingo d’Agua. A ação foi  promovida pela empresa Klabin, que realiza o Projeto Bacia Escola, em parceria com a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).

O objetivo do encontro foi capacitar a equipe docente para o início do projeto com turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. De agosto a novembro, as crianças participarão de visitas orientadas na Bacia do Rio Três Bocas, de onde vêm cerca de um terço da água captada pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) para o abastecimento domiciliar jaguariaivense.

Guias especializados, que também estiveram no encontro, farão o acompanhamento das atividades na Bacia do Rio Três Bocas, visando a sensibilização dos alunos da rede municipal sobre a necessidade de cuidar da água, no local que será disponibilizado à comunidade escolar para ser usado como uma espécie de laboratório ao ar livre. Os professores também vão trabalhar o assunto em sala de aula, inclusive com cartilha para os alunos e manual para o professor.

A bacia hidrográfica do Três Bocas, tem pouco mais de 500 hectares, e além de ponto de educação ambiental, é área de pesquisas acadêmicas e monitoramentos, para captação de dados como boletins sobre o volume de chuvas, vazão da água e o impacto do manejo florestal na fonte hídrica, por exemplo. O Projeto Bacia Escola foi idealizado há cerca de dois anos, mas devido à emergência sanitária imposta pela pandemia de Covid-19, foi interrompido e agora retomado.

Segundo informações da SMECEL, o Projeto Bacia Escola complementa as ações de educação ambiental realizadas nas escolas municipais, entre elas o Projeto Dispersores, que proporciona aprendizado sobre fauna, flora e preservação ambiental a alunos de 4º e 5º anos, incluindo palestras e visitas ao Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha.

thi-9401
thi-9401 thi-9401