Alunos da rede municipal ganham novo projeto de educação ambiental

Com o controle da pandemia e retomada gradual das atividades escolares, alunos da rede municipal de ensino têm de volta as práticas voltadas ao aprendizado da preservação da natureza. Neste contexto, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Guará Projetos Ambientais e Secretaria de Turismo e Meio Ambiente (SETMA) foi estabelecida para desenvolvimento de um novo projeto de educação ambiental.

Denominado “Dispersores”, a iniciativa envolve professores, alunos e conhecimento técnico em prol da conservação ambiental, com destaque aos cuidados com os parques municipais e estaduais. A ideia é disseminar hábitos ambientalmente corretos para aplicação em toda Jaguariaíva, tomando como exemplo um espaço considerado prioritário para conservação e divulgação turística.

Com diversidade de espécies, proximidade com a área urbana, relevância histórica e com histórico de preservação ambiental o Parque Dr. Ruy Cunha foi escolhido para sediar o projeto, voltado a crianças de 4º e 5º anos.

As primeiras turmas já participaram de palestra e visita a trilha ecológica nesta semana. Elas aprenderam sobre processos naturais e animais silvestres, que em sua rotina de sobrevivência e busca pelo alimento, consomem frutos e acabam ajudando a espalhar sementes, que germinam e renovam as florestas. São os chamados dispersores, que dão nome ao projeto, que também tem os objetivos de promover o amor pela natureza e divulgar as particularidades de Jaguariaíva.

thi_6620
thi_6620 thi_6620