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Mês dedicado à conscientização no trânsito é marcado por atividades alusivas na rede municipal de ensino

Escolas e CEMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), concluíram as atividades do projeto de educação no trânsito.

Este trabalho é realizado trimestralmente e no mês de setembro, com o retorno dos estudantes para as instituições municipais, o trabalho pôde ser retomado como sempre foi, ou seja, com ênfase a partir de projetos e atividades lúdicas e aulas campo. Material didático específico “Nós Somos o Trânsito” foi distribuído para alunos de infantil IV e V.

As unidades exploraram as muitas formas de se aprender brincando e com criatividade. Os objetivos e temáticas desenvolvidos foram: Ensinar às crianças noções básicas em relação à sinalização de trânsito; Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas; Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los; A criança como pedestre, além de demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro. Demonstrar, através de brincadeiras, a realidade do trânsito, facilitando assim seu aprendizado em relação a sua circulação e a circulação dos familiares enquanto pedestres e condutores; Expor a importância de ser gentil com o próximo em qualquer momento.

Segundo a diretora de Educação, Andreia Valentim, o trabalho teve início em setembro, que é o mês dedicado ao trânsito, e foi concluído dia 30. “As atividades foram várias, como produção de cartazes, circuitos, assistiram a vídeos, reconto de histórias através de livro o "Trânsito no Mundinho” e  “Um passeio no Trânsito”, criação de circuitos reproduzindo ruas e placas, produção de textos e frases, reconhecimento das sinalizações nas ruas, jogos, produção de maquetes,utilização de tecnologias digitais e outras”, conta.

A secretária da pasta, Erla Maria Ribeiro de Mello, e a prefeita Alcione Lemos, sempre atentas às questões da educação de qualidade para as crianças da rede municipal, parabenizam a todos os envolvidos no projeto, e destacam que além de influenciar aos pais, a ação deve ajudar a transformar o trânsito, com pessoas mais conscientes e com respeito ao outro e às leis alusivas. A prefeita Alcione destaca a dedicação da equipe da SMECEL. “Parabéns a toda equipe pelo trabalho constante de trazer sempre o melhor aos nossos alunos”, observa a prefeita Alcione.

O projeto - Levando em consideração as dificuldades em mudar o comportamento daqueles que já possuem o caráter formado, o projeto trânsito na escola visa influenciar as crianças para que desde o início de suas vidas em sociedade já recebam a noção de regras e educação no trânsito. Visto que um dos principais motivos da violência no trânsito é a falta de educação, a imprudência e o stress de seus usuários.

A partir da sensibilização dos educandos, para segurança dos pais e para sua própria segurança, a expectativa é mudar essa realidade violenta atualmente no trânsito das cidades. A mudança esperada não se resume apenas à violência oriunda dos acidentes, mas também daquelas que advém da falta de tolerância entre condutores, visto que, muitas vezes, uma simples buzinada leva a uma briga e até mesmo a morte.

Pensando que as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola, escola-casa e em outras rotinas como: passeios nos finais de semana, consultas, compras, inclusive como pedestres, usando bicicletas, skate e etc, torna-se importante conscientizá-las a partir da  Educação Infantil , a respeito das leis de trânsito, já previsto no currículo da rede municipal, uma vez que há a obrigatoriedade da educação para o trânsito no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 76.  “ A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”, rege o artigo.

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