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Formação de professores de Jaguariaíva é destaque em Universidade da Argentina

A oficina para professores, realizada pela SMECEL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), intitulada “Brincar e Aprender: Ensino Significativo da Matemática a partir da Construção de Jogos”, será tema de artigo científico do II Simpósio de Educação Matemática da Universidad Nacional de Luján, em Buenos Aires, Argentina.

Realizada em 2018, quando a prefeita Alcione Lemos estava à frente da SMECEL, durante a oficina, objeto de estudo, as professoras da rede municipal tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Teorias de Aprendizagem em Matemática. Participaram ainda da confecção de jogos matemáticos para uso em sala de aula, tudo com o objetivo de elevar a qualidade do ensino oferecido na rede municipal de ensino. Hoje, sob a direção da secretária Erla Mello, a SMECEL dá continuidade às formações, inovando com o formato remoto para não deixar de oferecer formações ao corpo docente, mesmo neste período de pandemia.

O autor do artigo a ser publicado no simpósio argentino é o professor Hélcio Soares Padilha Junior, que ministrou o treinamento, certificado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na oportunidade. Os resultados e as impressões desta experiência serão divulgados para a comunidade científica nos dias 13 e 14 deste mês.

Após divulgação no evento, que reúne pesquisadores em Educação Matemática de toda a América Latina, os professores da rede municipal de ensino terão acesso, a partir da publicação oficial. Também haverá um vídeo de apresentação do trabalho, que será publicado nas redes sociais e no site do evento (www.sem-basicas.unlu.edu.ar/) no dia da abertura do simpósio, marcada para o dia 13.

Outras publicações – Outro artigo alusivo, já aprovado para publicação, será divulgado no 5º Fórum sobre Currículos de Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), que será realizado de 31 de maio a 2 de junho, em ambiente on-line, com conferências realizadas via meeting.

O documento, também de autoria do professor Hélcio Padilha, aborda a formação docente – área de Matemática, realizada no ano de 2019, juntamente às discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular. O artigo também será divulgado para os professores da rede, a partir da publicação oficial.

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