Programa Jovem Aprendiz abre inscrições para Processo Seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz.  Elas podem ser feitas até 26 de fevereiro no Departamento de Ensino Profissionalizante para candidatos de 14 a 22 anos que estejam cursando o Ensino Médio.

Os cursos oferecidos são os de Assistente Administrativo e Auxiliar de Linha de Produção, que visam prepara os jovens para as primeiras oportunidades no mercado de trabalho. O número de vagas no curso será divulgado em breve, logo que sejam determinados com as empresas e instituições que contratam os jovens aprendizes as vagas disponíveis para este ano.

Interessados devem procurar o Departamento de Ensino Profissionalizante, que fica no centro da cidade ou unidades dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Primavera ou Pedrinha.

Para se inscrever os documentos pedidos são o original do RG, do CPF, comprovante de residência, declaração de matrícula ou histórico escolar, declaração de bolsista 100% (no caso de estudar em escola particular), e comprovante de renda familiar, que deve ser de até R$850 reais per capta.  Menores de 18 anos devem apresentar documentos dos pais e estar acompanhados dos mesmos para inscrições nas unidades dos CRAS.

Criado em 2005, mas fortalecido a readequado a partir de 2009, o Jovem Aprendiz é mantido pela prefeitura, agora dentro da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e convênio com o Senai. A prefeita Alcione Lemos destaca que nesses 15 anos, aproximadamente 1.300 jovens e adolescentes passaram pelo programa, e desses, 950 concluíram a primeira experiência profissional com sucesso.

“O Programa Jovem Aprendiz é o melhor programa existente direcionado a preparar nossos jovens para o mercado de trabalho. Com pessoas qualificadas ministrando os cursos, com orientação e acompanhamento do desenvolvimento de cada um, a parceria com empresas fortalece o programa, preparando e abrindo portas no mercado de trabalho para o primeiro emprego”, observa a prefeita Alcione. Ela destaca que, além de oportunidade profissional, o programa promove o exercício da cidadania a partir da sua participação.

Hoje são 87 jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho para a experiência do primeiro emprego através do programa, sendo que desses, 13 estão lotados nas diferentes secretarias da Prefeitura Municipal.