Rede municipal de ensino jaguariaivense concluirá ano letivo em dezembro

Com as aulas presenciais suspensas para evitar o contágio em massa com o novo coronavírus, muitos pais têm dúvidas quanto ao futuro escolar de seus filhos. Em Jaguariaíva, mesmo sem possibilidade de retorno normal das aulas, graças à organização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) para elaboração atividades educacionais remotas, os alunos terão a garantia de validação dos dias letivos e frequência.

Segundo a nova secretária de Educação, Cultura e Esporte, Erla Mello, e a diretora municipal de Educação, Andreia Valentim, o planejamento no município é de concluir o ano letivo de 2020 em 18 de dezembro. O isolamento social do início da pandemia será contabilizado como antecipação do recesso escolar (férias) de julho, possibilita o decreto municipal 124/2020. A partir daí, segue o ano letivo de forma especial, com a mobilização da equipe da SMECE para organizar e colocar em prática o Projeto de Ensino Escola e Família Mediando o Aprendizado, garantindo o ensino não-presencial, com os componentes curriculares obrigatórios, inclusive de Educação Física e Recreação.

As normas para validação dos dias letivos para o Ensino Fundamental, EJA, Classe Especial e Sala de Recursos estão registradas no decreto 139/2020 (https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/images/Publicacoes/pdfs/coronavirus/DECRETO%20N%C2%BA%20139%20-%20programa%20de%20ensino%20COVID%2019_alterado%20Tania_republicado%2007_05_2020.pdf), e realizadas em conformidade com a Medida Provisória número 934/2020 do Governo Federal. Conforme decreto 195/2020 (https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/images/Publicacoes/pdfs/coronavirus/DECRETO%20N%C2%BA%20193%20-%20ensino%20publico%20educacao%20infantil%20atividades%20nao%20presenciais_COVID.pdf) , também foi autorizada a validação dos dias letivos remotos na rede também para a Educação Infantil, de acordo com deliberação do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná, CEEP/CP número 02/2020, com efeitos retroativos a 1º de junho.

Família e escola – Conforme informações da SMECE, o Projeto  Escola e Família Mediando o Aprendizado tem dado bons resultados, com boa aceitação da maioria dos pais, que são os grandes parceiros no processo.

As atividades educacionais diárias,utilizando material impresso, apostilas, livros, redes sociais e outros recursos digitais, seguem com distribuição semanal pelas escolas e CEMEI's, chegam nas casas dos alunos e depois de resolvidas voltam para a correção dos professores, validando a frequência e o aproveitamento dos mesmos, que podem ser contatados para explicações via Whatsapp, por exemplo, ou presencialmente na escola.

As formações contínuas dos professores para aprimoramento das aulas e atualização profissional também continuam. A diretora Andreia relata que os treinamentos estão ocorrendo online, inclusive em salas virtuais, em tempo real, focados nas necessidades de elaboração de aulas com metodologias adaptadas a este período excepcional de emergência na saúde pública.

Também prossegue a distribuição dos kits de merenda escolar para famílias de baixa renda, cadastradas no Programa Bolsa Família Escola. A entrega é feita nas escolas e CEMEI's, sendo que a última remessa, a ser entregue no mês de julho, já foi encaminhada para as unidades. A secretária Erla orienta e solicita aos pais que têm direito ao benefício, e que nos meses anteriores não foram retirar as cestas e os vales de frutas, legumes e verduras do Programa Feira Verde, para que procurem a direção das escolas, uma vez que existe uma logística para atender a legislação de acordo com o registro no Programa Bolsa Família na Educação.