Curso de instalação e manutenção de ar-condicionado está em andamento

A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) trouxe para Jaguariaíva o projeto Carreta do Conhecimento, do Governo do Estado em parceria com o SENAI e Volkswagen. Desde quinta-feira (27) ocorre nesta unidade móvel o curso de instalação e manutenção de ar-condicionado.

São 30 vagas, divididas em duas turmas, que funcionam das 13h30 às 17h30, e a outra no período noturno, 18h30 às 22h30, até dia 30 de março, ao lado da Estação Cidadã. No conteúdo programático estão conceitos básicos em refrigeração, ciclos de refrigeração e seus componentes, instalação de equipamentos de refrigeração e fundamentos da eletricidade básica.

Entre os participantes estão jaguariaivenses que integram o público-alvo das unidades do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) Pedrinha e Primavera, além de interessados da comunidade que aproveitaram algumas vagas remanescentes.

Nas duas turmas há os que já conhecem um pouco desse trabalho com refrigeração, mas que por não ter certificação de um curso especializado, até então não conseguiam emprego na área. Há também aqueles que procuram aprender um novo ofício para voltar a trabalhar como contratado ou autônomo e quem investe na capacitação para ingresso no mercado de trabalho.

A secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município, Cleia Sloboda, relata que o curso em andamento também faz parte do Programa Municipal Oportuniza Sedes, que tem ofertado várias capacitações de qualidade à comunidade.  Este de manutenção e instalação de ar-condicionado, por exemplo, custaria em torno de R$1 mil por aluno, caso não fosse ofertado gratuitamente. “Por isso incentivamos nossos alunos a comparecer em todas as aulas e seguir em frente com esta capacitação, que pode abrir muitas oportunidades de geração de renda, visto que existem poucos profissionais habilitados e o custo de instalação e manutenção de um ar condicionado tem um custo significativo”, diz.

Todas as vagas já estão preenchidas neste curso de manutenção de ar- condicionado, contudo a prefeitura, através da Sedes, já providencia outras vagas de aprendizagem profissional para a população. A secretária Cleia Sloboda informa que para este ano estão previstos cursos básicos contratados via SENAI em áreas como as de elétrica industrial, soldador e revisão e manutenção de automóveis.

Um olhar especial terão as 200 famílias que receberam em janeiro casas populares nos conjuntos habitacionais Rouxinol e Araponga. A Sedes está organizando a montagem de uma estrutura móvel de escola para que moradores possam se qualificar e desenvolver profissionalmente, bem perto de casa.

Os cursos gratuitos para este público devem abranger serviços como os de fabricação de bolos e pães naturais e integrais, doces gourmet, costura industrial e noções de mecânica de motocicleta. Vale lembrar que a Sedes realiza periodicamente outras ações de capacitações contra o desemprego e encontros de promoção da convivência em suas unidades dos CRAS e também na área rural do município. Entre os últimos estão o de manicure, design de sobrancelha e maquiagem e o de confecção de tortas doces e salgadas. Ano passado a Carreta do Conhecimento esteve em Jaguariaíva para o curso de Elétrica Predial. Em janeiro houve a formatura de uma turma de Mecânica de Motocicletas.