1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Prefeita Alcione recebe secretário estadual Márcio Nunes para discutir estruturação do Turismo no Parque Estadual Vale do Codó

Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná e sua equipe foram recepcionados pela prefeita Alcione Lemos, que tem investido no Turismo como carro-chefe de sua gestão

O Parque Estadual Vale do Codó, área de 770 hectares com importantes projetos de Turismo do município de Jaguariaíva, recebeu a visita do Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, nesta quarta-feira, 19.

Acompanhado do diretor de Políticas Ambientais da SEDEST, Rafael Andreguetto, e da equipe do Instituto Água e Terra (IAT) de Ponta Grossa, o secretário Márcio Nunes foi recepcionado pela prefeita Alcione Lemos, que tem investido no Turismo como carro-chefe de sua gestão desde o plano de governo.

A visita técnica teve como objetivo discutir medidas que estabeleçam a organização na visita do parque, em especial na área da cachoeira do Lago Azul, que hoje é a mais freqüentada pelo público.

A prefeita Alcione Lemos acompanhou o secretário e sua equipe, juntamente com a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, Sandra Negrini e equipe. Na oportunidade, os poderes municipal e estadual puderam alinhar demandas para a área, como a criação de um plano de manejo, a necessidade de regularização fundiária das áreas privadas dentro da unidade de conservação, bem como a aproximação dos proprietários destas áreas com a responsabilidade sobre a estrutura dos locais.

A chefe do Executivo de Jaguariaíva também apresentou ao secretário Márcio Nunes reivindicações como infraestrutura de segurança, higiene, fiscalização, mobilidade no parque. “Para conciliar atividade turística com preservação ambiental o Parque precisa de estrutura, antes de mais nada. Para evitar que a carga turística destrua essas áreas é necessário regulamentação e, para isto, contamos com a parceria com o Governo do Estado. Estamos atuando juntos para satisfazer as necessidades da nossa comunidade e tornar esses atrativos naturais em espaços respeitados”, afirma Alcione.

Novas possibilidades - A secretária Sandra Negrini destacou a pré- existência de produtos turísticos que podem ser explorados de forma terceirizada no local, garantindo a segurança e controle do fluxo de pessoas no parque. “Alguns produtos como aquatrekking e boia cross já existem, mas precisamos regulamentar as atividades e transferir a visitação para empresas de monitoramento, que farão isso de forma segura e, acima de tudo, preservando o meio ambiente. Com isso, novas atividades podem ser exploradas, como rapel, pois nossas áreas têm potencial para isso, mas precisamos de estrutura e monitoramento”, explica a secretária Sandra.

O diretor municipal de Turismo, Rafael Pomim, relembra que a área do Lago Azul é de propriedade do município, contudo está dentro do Parque Estadual Vale do Codó como descrito no Decreto 1528 de outubro de 2007, fazendo do Estado um co-participante na gestão do local.

Juntos por uma Jaguariaíva Turística - Márcio Nunes é o primeiro secretário de Estado a visitar Jaguariaíva neste ano. O convite para a vinda ao município foi feito há duas semanas em uma reunião entre Nunes, a secretária Sandra e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Logística, Gil Lorusso do Nascimento Filho.

Demonstrando alinhamento entre Estado e a administração da prefeita Alcione Lemos, Márcio Nunes reforçou a intenção do Governo de transformar o Parque Estadual Vale do Codó em um importante atrativo turístico do Paraná. "Com parceria podemos transformar este local, com uma beleza natural extraordinária, num grande ponto turístico", afirmou Nunes.

O responsável técnico, diretor Rafael Andreguetto, reforça que a parceria não pode ser apenas pública, mas se estender ao ramo privado detentor de áreas, inclusive para a elaboração do plano de manejo, que é documento técnico, mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. Andreguetto também deixou à disposição do município os serviços da equipe do IAT de Ponta Grossa.

O trabalho da administração municipal, através da SETMA, para fortalecer o turismo tem apresentado ótimos resultados, como a primeira visita de um secretário Estadual ao município nesta gestão, também do presidente da TV Paraná Turismo, Ruy Façanário e a gravação de uma edição do programa “Sabiá no Paraná”.

Durante a visita, a equipe visitou, além do Lago Azul, o Túnel Fábio Rêgo e a sede da SETMA.

2
2 2
3
3 3
4
4 4
capa
capa capa
thi_2297
thi_2297 thi_2297
thi_2314
thi_2314 thi_2314
thi_2326
thi_2326 thi_2326
thi_2339
thi_2339 thi_2339
thi_2343
thi_2343 thi_2343
thi_2348
thi_2348 thi_2348
thi_2408
thi_2408 thi_2408
thi_2412
thi_2412 thi_2412
thi_2554
thi_2554 thi_2554
thi_2595
thi_2595 thi_2595


Vídeo - Covid 19