1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

Secretário: Amália Cristina Alves
Telefone: (43) 3535-9450
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço da Secretaria: Rua Rocha Pombo esquina com Rua João Perneta, 101, Cidade Alta
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Atribuições da Secretaria: Compete à Secretaria Municipal de Saúde planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde, bem como gerir e executar os serviços públicos de saúde do Município; proceder a estudos e formular a política de saúde do Município, em coordenação com o Conselho Municipal de Saúde; participar do planejamento, programação e organização da Rede Regionalizada e Hierarquizada do Sistema Único de Saúde – SUS, no seu âmbito de atuação, em articulação com a Direção Estadual do Sistema e de acordo com normas federais na área de saúde; promover e supervisionar a execução das atividades de atenção referente à saúde, fazendo observar o cumprimento de parâmetros oficiais na prestação desses serviços; promover campanhas preventivas de educação sanitária e de vacinação em massa da população; desenvolver e executar ações de vigilância à saúde; participar da formulação de políticas de saneamento básico; fiscalizar o cumprimento das posturas municipais referentes ao poder de polícia aplicado à higiene pública e ao saneamento; executar ações dirigidas à vigilância de zoonoses no Município, bem como de vetores e roedores, em colaboração com organismos federais e estaduais; definir uma política municipal de saúde para o trabalhador, a mulher, a criança, o idoso, o deficiente, considerando a realidade do Município; realizar a inspeção de saúde dos servidores municipais para efeito de admissão, licença, aposentadoria e outros fins; colaborar na fiscalização de agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e atuar, junto aos órgãos Municipais, Estaduais e Federais competentes, para controlá-las; propor, quando for o caso, a instituição de consórcios administrativos municipais e intermunicipais na área de saúde pública; gerir Laboratórios Públicos de Saúde; desenvolver o Sistema Municipal de Coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, dentro dos padrões técnicos de controle de qualidade; administrar as Unidades de Assistência Médica e Odontológica, sob responsabilidade do Município; desenvolver todas as atividades relativas aos processos licitatórios da área da saúde com observância da Legislação Federal, Estadual e Municipal; assegurar assistência à saúde mental e garantir a reabilitação dos portadores de deficiência; assegurar a assistência farmacêutica e promover o desenvolvimento de práticas alternativas que beneficiem a saúde individual e coletiva; coordenar a execução de programas municipais de saúde, decorrente de contratos e convênios com órgãos Estaduais e Federais que desenvolvem políticas voltadas para a saúde da população; celebrar, no âmbito de ação do Município, contratos e convênios com entidades prestadoras de serviços privados de saúde, bem como controlar e avaliar sua execução; normalizar completamente as ações e os serviços públicos de saúde, no seu âmbito de atuação; (Lei Nº 2868/2021)

Estrutura Organizacional: A Secretaria Municipal de Saúde conta com 06 (seis) Diretorias e 06 (seis) Divisões e o Superintendente do Hospital Municipal Carolina Lupion (Lei Nº 2868/2021), sendo elas:

  • Diretoria Administrativa da SEMUS
    • Divisão de Controle de Farmácia
    • Divisão de Programas Básicos
    • Divisão de Tratamento Fora do Domicílio
  • Diretoria de Vigilância em Saúde
    • Divisão de Vigilância e Inspeção Sanitária
    • Divisão de Vigilância Epidemiológica
  • Diretoria de Saúde Bucal
  • Diretoria de Atenção Básica Especializada e Controle de Central de Leitos
    • Divisão de Controle de Central de Leitos
  • Diretoria de Finanças, Informações e Acompanhamento de Dados
  • Diretoria de Auditoria e Ouvidoria
  • Superintendência do Hospital Municipal Carolina Lupion

     

    ___________________________________________________________________

Saúde do município é destaque em nível estadual

A Secretária de Saúde de Jaguariaíva, Amália Cristina Alves, está no rol de secretários de saúde do estado agraciados nesta segunda, 29, na Assembleia Legislativa do Paraná, com Diploma de Menção Honrosa e o troféu, “A Força da Vida”, em reconhecimento aos serviços prestados em benefício da saúde pública municipal.

Diabéticos recebem bolsas térmicas para transporte de insulina

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariaíva (SEMUS), iniciou nesta semana a distribuição de bolsas térmicas para diabéticos que precisam levar insulina consigo diariamente. A iniciativa tem como objetivo garantir que esses pacientes possam armazenar a medicação de forma adequada e segura, evitando que ela perca a eficácia devido a variações de temperatura.

Reunião técnica aborda questões de saúde e segurança no ambiente industrial

Marcando o Abril Verde, quando são realizadas atividades com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e promover o bem-estar e a segurança dos trabalhadores, a Administração Municipal, por meio do Vigilância em Saúde da SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde), realizou nesta segunda, 24, uma reunião técnica alusiva.

Subcategorias