⚠️BOLETIM 17/06/2020⚠️

Não Publicado

👉🏻 Por estarmos atentos às solicitações de esclarecimentos da população, reavaliamos constantemente as informações prestadas, buscando agir com a máxima transparência na divulgação dos dados.

Com a finalidade de esclarecer a informação relativa aos "CASOS SUSPEITOS" presente no atual boletim epidemiológico, o boletim do dia de hoje, 17/06/2020, apresenta as seguintes alterações:

Casos suspeitos subdivididos em:

Suspeitos: pacientes que se encontram em isolamento domiciliar ou internados, tendo sido identificados como contatos domiciliares de casos confirmados ou pacientes sintomáticos respiratórios (com atestado médico de 14 dias).

🔎 Monitorados: somatório de pacientes que receberam diagnóstico positivo para COVID-19 (que se encontram em isolamento domiciliar ou internados e os pacientes suspeitos descritos acima.

Para elucidar a questão da "realização de testes rápidos", informamos que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu insumos da 3ª Regional de Saúde e iniciou no dia 08/06 um mapeamento com testes rápidos das pessoas que foram monitoradas pelas equipes de saúde no período de 11 de março a 20 de maio. O objetivo dessa testagem é retratar a circulação do vírus no período e identificar as pessoas que foram contaminadas e não desenvolveram casos graves da doença. Até o presente momento, relacionado a esse grupo, foram realizados 111 testes rápidos. Além desses, foram realizados outros 68 testes rápidos de pacientes durante o período de isolamento domiciliar.

Cabe esclarecer que pacientes que *testam negativo* em testes rápidos, não são contabilizados como *caso descartado*, sendo incluídos como descartados somente os pacientes que realizam exame laboratorial. Pacientes que *testam positivo* em testes rápidos são contabilizados como *caso confirmado*.