Projeto Jovem Aprendiz forma mais 79 alunos jaguariaivenses

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT), através do Departamento de Ensino Profissionalizante, e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realizaram na noite desta quinta-feira (25) a formatura dos integrantes do Projeto Jovem Aprendiz. Durante a cerimônia, realizada no Clube Recreativo Municipal, foram certificados 79 jovens, sendo 40 do curso de Auxiliar de Linha de Produção e 39 do curso de Assistente Administrativo.

O evento ocorreu juntamente com a formatura dos cursos do SENAI, entidade parceira da prefeitura na certificação dos cursos, realizados no Departamento de Ensino Profissionalizante. Representantes do Sistema Fiep e do município, entre eles o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Leocádio Delgado, e a diretora do Departamento de Ensino Profissionalizante, Tânia Marodim Assis, estiveram na solenidade, marcada pela forte presença de familiares e amigos dos formandos.

O Projeto Jovem Aprendiz, iniciativa que oferece educação profissional de qualidade e gratuita, já proporcionou a oportunidade do primeiro emprego centenas de jovens estudantes. Mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Smict), através do Departamento de Ensino Profissionalizante, e convênio com o SENAI. Têm prioridade no projeto os jovens em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar menor ou equivalente a meio salário mínimo per capta. Também é necessário estar regularmente matriculado em instituição pública a partir do 1º ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino.

Quase 20 empresas no município, além da prefeitura, recebem os jovens aprendizes. Durante o período que estão nos locais de aprendizagem de trabalho eles recebem remuneração e também podem frequentar o curso escolhido. Mais informações podem ser obtidas no Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante da prefeitura, que fica na Rua Nicanor Soares, centro de Jaguariaíva.