Jaguariaíva fortalece parcerias e oferece suporte para centenas de jovens no desafio do primeiro emprego

A Administração Municipal trabalha e investe constantemente na qualificação de sua população e, com o objetivo de desenvolver competências necessárias para que adolescentes e jovens ingressem no mercado de trabalho como aprendizes e propiciar também a educação tanto para a vaga de emprego, quanto para o exercício da cidadania, Jaguariaíva conta com o Programa Jovem Aprendiz.

Mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, através do Departamento de Ensino Profissionalizante, e convênio com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que matricula e certifica os jovens, o programa aparece como a primeira oportunidade de emprego para muitos, dentro de um mercado de trabalho concorrido e que a cada dia exige mais experiência e conhecimento dos profissionais.

Em Jaguariaíva, essa preocupação com a preparação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, teve início em 18 de julho de 2005. Desde então o programa passou por mudanças nos planos de cursos e metodologia, sempre se adequando no intuito de cumprir com a legislação e na melhoria da aprendizagem.

Regulamentado pela Lei Federal nº 10.097/00, de 19 de dezembro de 2000, Lei Municipal nº 2.599/16, de 30 de março de 2016, além de adequações feitas através de decretos, portarias e normativas do Ministério Público do Trabalho, em quase 15 anos de funcionamento o Jovem Aprendiz atendeu cerca de 1100 jovens jaguariaivenses.

Para concorrer a uma vaga o jovem deve se enquadrar nos seguintes critérios: situação de vulnerabilidade social; renda familiar menor ou equivalente a meio salário mínimo vigente per capta; estar regularmente matriculado em instituição pública a partir do sexto ano do Ensino Fundamental ou ter concluído o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino.

Os jovens que se enquadram nos critérios, após inscrição, passam por processo seletivo através de prova e processo seletivo de entrevista, para a escolha da empresa que irão trabalhar conforme seus perfis.

Segundo informações da Diretora do Departamento de Ensino Profissionalizante, Tânia Marodin, devido à grande procura pelo programa no município, uma alteração precisou ser feita, a idade mínima exigida passou a ser de 16 anos e o jovem deve estar no 1º ano do Ensino Médio. “Os mais novos podem esperar mais um pouco para terem um aproveitamento maior”, afirma a diretora. Por isso a idade para ingresso no programa em Jaguariaíva é de 16 a 23 anos incompletos.

Atualmente o programa atende 126 alunos e oferece os cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Linha de Produção, na modalidade presencial e, na modalidade EAD, os cursos do Programa de Aprendizagem Profissional com ênfase em Serviços Bancários e com ênfase em Serviços Administrativos.

São 18 empresas no município, além da Administração Municipal, que empregam os 99 jovens inseridos no mercado de trabalho. Deste total, quase 25% (21 jovens) integram os quadros de pessoal dos departamentos e secretarias da Prefeitura Municipal, e recebem um salário mínimo nacional. Entre as empresas parceiras estão a Arauco, Braspine, Caixa, Copel, Diaffer, Valor Florestal, Rickli, Teixeira, Banco do Brasil de Jaguariaíva e Sengés, Lupa Fertilizantes, Magazine Luiza, Mercado Móveis e Pisa.

A diretora informa que, a partir de 01 de agosto haverá uma mudança na carga horária dos aprendizes, tanto na prática quanto na parte teórica. Esta alteração visa atender as mudanças promovidas desde julho de 2018 através da Instrução normativa SIT nº 146/2018 e Portaria MTB nº 634 de novembro de 2018. Conforme informações da Tânia, com estas alterações os jovens deverão cumprir 20 horas semanais, contando com curso e trabalho e esta prática será adotada em todas as empresas, não somente na Administração Municipal. Também haverá uma alteração de salário, uma vez que a carga horária será reduzida.

“Essa redução de horas vem para que a empresa entenda melhor qual é o papel do aprendiz. Ele não é igual ao colaborador efetivo, contratado pela empresa, não é uma mão de obra barata. Ele deve ser acompanhado por um funcionário, colaborador efetivo da empresa, para que este ensine e o adolescente aprenda diversos serviços de uma determinada área ou até mesmo de diversas áreas. Lembrando que o jovem também deve ter tempo para a escola regular, que vem em primeiro lugar nesta fase da vida”, conclui Tânia.

Seleção - Na última sexta-feira, 14 de junho, vários jovens selecionados, que se inscreveram para o programa no ano de 2019, passaram por entrevista com empresas. Nos próximos dias 18 e 19 mais entrevistas irão acontecer para seleção por parte das empresas. Estas entrevistas acontecem nas dependências do Departamento de Ensino Profissionalizante.

Formatura - No dia 25 de julho acontece a formatura de 79 jovens, sendo 40 do curso de Auxiliar de Linha de Produção e 39 do curso de Assistente Administrativo. A formatura vai acontecer no Clube Recreativo Municipal, às 19 horas.

dsc_7224 dsc_7224
dsc_7228 dsc_7228