Administração Municipal fortalece segurança pública com ampliação do sistema de monitoramento por câmeras e outras ações

Complementando o sistema de monitoramento por câmeras em todas as escolas e outros prédios públicos municipais, a Administração Municipal, através do Departamento de Segurança Pública da Secretaria (DESP) de Administração e Recursos Humanos (SARH), dá andamento à instalação de mais 37 dessas câmeras em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é ampliar o alcance da vigilância via imagens, monitoradas 24 horas pela Central de Monitoramento, DESP e Polícia Militar.

Entre os novos pontos atendidos estão trechos da avenida Antônio Cunha, Terminal Rodoviário, entradas da cidade e acesso à Cidade Alta. Somadas às câmeras já instaladas, ao final o sistema somará 135 equipamentos, alguns com capacidade de identificação de placas de trânsito, lembrando que todas as escolas e cemei’s já possuem câmeras em frente, atrás e laterais.

Com o aprimoramento do monitoramento por câmeras a Administração Municipal visa coibir e solucionar rapidamente os crimes, visto que o acionamento da Guarda Patrimonial e policiais ocorre simultâneo à detecção da ocorrência pelas imagens, principalmente às que se referem aos danos e furtos nos prédios públicos.

Mais segurança - A Administração Municipal também tem investido em outras ações, visando fortalecer a segurança pública. Nas 9 escolas e 6 cemei’s, além das câmeras e protocolos de segurança de entrada e saída das turmas, foi intensificada a ronda da Guarda Patrimonial. Além disso, após foram colocados em todas as escolas e cemei’s controladores de acesso durante o horário letivo, num total de 22 pessoas contratadas, responsáveis pela entrada e saída de alunos e visitantes, sempre atentos a qualquer possível situação de risco.

Outra iniciativa que colabora para segurança da população é o investimento em iluminação de led, que avança nos bairros e centro da cidade. E para acrescentar, deve funcionar ainda neste ano a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, criada pela Lei 2906/2022, tão logo ocorra o concurso público com abertura de vagas para guardas municipais e outras necessárias ao seu funcionamento. Tudo feito, como sempre, com planejamento e organização.