1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Administração entrega nova sede do Departamento Municipal de Segurança Pública

Para auxiliar o Estado no dever de segurança pública e também zelar pelos bens patrimoniais do município, foi criado em 2021 o Departamento Municipal de Segurança Pública, incluindo sede própria, inaugurada nesta quinta-feira, 16, como parte das comemorações do aniversário de 198 anos do município.

Com a presença da prefeita Alcione Lemos, a cerimônia ocorreu na nova sede, localizada na Avenida Conde Francisco Matarazzo, onde também foram oficialmente entregues veículos, motos e fardamentos para os 37 guardiões. Investimento de mais de R$ 60 mil.

Em seu discurso, a chefe do Executivo destacou o avanço do serviço e o trabalho para aprimorar a segurança pública. “Hoje, além de um novo local, estamos entregando veículos, motos, novos uniformes e a nova sala de monitoramento, no intuito de melhorar cada vez mais as condições de trabalho desses profissionais, que estão em alerta 24h, ajudando a cuidar da população. Estamos realizando o planejamento para melhorias na questão salarial, investindo na valorização dos nossos guardiões. Paralelo a esses investimentos em segurança, não poderíamos deixar de falar em iluminação pública, a qual estaremos em breve migrando para o LED em todo município”, projetou a prefeita.

O diretor do Departamento de Segurança Pública e Ordem Social, Dirceu de Moura Jorge, destacou que, além dos equipamentos, os guardas patrimoniais estão recebendo formações contínuas, uma delas através de treinamentos com a Polícia Militar.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Jozias Zacharow, fez uso da palavra para relembrar a situação desassistida em que se encontravam os prédios públicos antes de 2009, quando através de concurso, foram efetivados dezenas de guardas patrimoniais.

Representando a Polícia Militar, que agora tem um importante aliado na Segurança Pública do município, o Tenente Emerson Muleta reforçou a missão dos guardas patrimoniais para com a população e aproveitou para elogiar a iniciativa da prefeita Alcione na implantação da ronda e também no aprimoramento do monitoramento por câmeras.

Ainda de acordo com o Tenente Muleta, o índice de roubos caiu cerca de 70% no município após a implantação das câmeras de segurança.

Com a disponibilização de dois veículos da frota municipal e investimentos de quase R$36 mil na aquisição de mais duas motocicletas zero quilômetro, os servidores da Guarda Patrimonial fazem ronda, vigiando prédios e espaços públicos, além do monitoramento por câmeras. Ambos serviços ocorrem 24h.

Modelo na região, o sistema já recebeu visita de gestores da cidade de Castro para conhecer o projeto. O sistema conta com uma rede de monitoramento por câmeras, composta por 96 equipamentos e uma central.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara, José Marcos Pessa Filho, o Sargento da PM, Vitor Paulo Onisko, os vereadores Juninho Pemac, Verli Ribas e Ratinho do Papagaio, além de secretários e diretores municipais.


Vídeo - Covid 19