Jaguariaíva promove cerimônia cívica de juramento à bandeira e dispensa de incorporação militar

A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva e a 44ª Junta de Serviço Militar realizaram nesta quarta, 28, a Solenidade de Juramento à Bandeira e a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI). Participaram da cerimônia cívica, no Ginásio de Esportes Tubunão, cerca de 170 jovens nascidos no ano de 2001.

Conduziu o ato de compromisso à bandeira o capitão Wilson Rosa, do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB) de Ponta Grossa. Entre os oficiais presentes também estiveram o subtenente Alessandro, também do 13º BIB, e o 2º tenente Henrique Yuiti Wakassugui, do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Castro. Soldados da Guarda à Bandeira do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Castro também fizeram parte do protocolo.

Aos jovens o presidente da 44ª Junta do Serviço Militar de Jaguariaíva, prefeito José Sloboda, disse palavras de incentivo ao civismo, amor à família e à Pátria. Também deixou mensagem voltada à cidadania e patriotismo o capitão Wilson Rosa. Ele explicou que o alistamento militar é obrigatório entre jovens que completam 18 anos.

Segundo o capitão, se não alistar no prazo determinado o jovem recebe multa e, sem o certificado de reservista do Exército Brasileiro, fica impedido de assumir concurso público, fazer matricula em instituição de ensino superior, retirar passaporte e usufruir de alguns serviços públicos até que regularize a situação.

Na solenidade de dispensa inicial também estiveram a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione Lemos; responsável pela Junta Militar, Dirceu de Moura Jorge; Rosane Scatolin, da equipe técnica da Smece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte); delegado Derick Moura Jorge, secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu; pastor Alaor Jair Boelitz e diretores municipais Edson Jacobs e Paulo Puquevis. Alguns familiares dos jovens dispensados também compareceram.