Administração municipal fortalece entidades assistenciais com parceria na prestação de serviços à comunidade

Somente no ano passado a prefeitura repassou mais de R$466 mil para entidades locais que prestam serviços de interesse comum ao poder público. Com o objetivo de colaborar e valorizar as entidades assistenciais que prestam esses serviços à comunidade, a administração municipal, através da prefeita Alcione Lemos, mantém em 2022 essas importantes parcerias, inclusive aumentando os valores dos repasses.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, é uma das beneficiadas. Em atividade há mais de 40 anos e atendendo cerca de 130 alunos, a instituição promove a inclusão social, acesso a serviços de saúde e aulas de educação especial. Para a Apae, a prefeitura repassa R$ 7 mil/mês, e em 2021, através do FUNDEB, a entidade recebeu mais de R$311 mil. Outra instituição parceira é a Associação Projeto Vida. Com 19 anos de funcionamento, a associação, localizada no bairro rural Espigão Alto, recebe, em regime de internato, dependentes químicos e do álcool com ações de tratamento, recuperação e reinserção social. O repasse, que era de R$ 2 mil mensal, passou esse ano para R$ 9 mil.

Visando o desenvolvimento de talentos e potencialidades para crianças e adolescentes, o município mantém termo de cooperação com o Centro de Assistência Social Maria Imaculada (CASMI), que desenvolve diversas oficinas e atende até 90 pessoas entre 7 e 17 anos. O repasse mensal é de 9 mil. Já o Lar Bom Jesus, que visa o acolhimento, proteção e cuidados a idosos desprovidos de recursos para sua subsistência, o repasse que era de R$ 20.840, hoje é de R$ 25 mil.

“E assim a administração municipal trabalha em todas as frentes, inclusive na parceria e manutenção de entidades e instituições que prestam relevantes serviços à comunidade, lembrando que essas instituições assistenciais fortalecidas com auxílios financeiros do município apresentaram documentação exigida em chamamentos públicos e cumprem os requisitos descritos nos termos de cooperação”, ressalta a prefeita. Ela acrescenta que, além dos repasses financeiros, existe o apoio através de diversas ações, como por exemplo, a cessão de um veículo Fiat Uno para a Apae, assim como a doação de terreno rural de aproximadamente dois alqueires para atividades terapêuticas com os alunos.