Em alusão ao “Dia da Consciência Negra”, comemorado no dia 20 deste mês, nesta quarta-feira, 22, houve um evento comunitário no Colégio Rodrigues Alves (CERA).
A prefeita Alcione Lemos prestigiou a iniciativa e falou da importância de todos refletirem e reconhecerem o papel essencial dos afrodescendentes na sociedade, bem como a história de resiliência e injustiça sofrida por muitos deles, almejando a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, com destaque no papel da educação nesse processo e nas atitudes de cada um.
A programação, realizada na quadra do colégio, contou também com a presença da vereadora Verli, que teve a iniciativa do encontro em parceria com o CERA, secretário de Comunicação José Amilton Romão, secretária de Turismo e Meio Ambiente, Adriana Weiguert, diretor de Turismo Rafael Pomim, que falou dos negros na história, racismo e igualdade racial, misses Jaguariaíva, Plus Size e Midi, diretor do CERA, Vinicius Vitorino Guimaraes, alunos, professores e funcionários da instituição.
O ponto alto foi um desfile de estudantes e convidados, que representaram a diversidade social, a herança e a beleza da comunidade negra. Houve ainda apresentação de dança, capoeira e exposição de cartazes com pesquisas dos alunos.
Há tempos o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em vários municípios e em Jaguariaíva, neste ano, foi instituído como feriado municipal facultativo, pela lei municipal 2957/2023, de autoria da vereadora Verli Ribas, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela prefeita Alcione Lemos, visando dar visibilidade à luta contra o preconceito racial, bem como apoiar ações nesse sentido.