Jaguariaíva vence prêmio estadual com projeto de educação fiscal para crianças

A Prefeitura de Jaguariaíva conquistou o principal prêmio da 12ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP/PR), com um projeto inovador que ensina às crianças a função dos tributos e seu papel no financiamento dos serviços públicos. A premiação, realizada na última sexta-feira (11) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, reconhece boas práticas de gestão que promovem o desenvolvimento local. A Prefeitura de Jaguariaíva destacou-se entre 186 projetos enviados por 62 municípios do Estado.

O projeto premiado, realizado pela Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFIP), em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e de Comunicação Social, busca promover a cidadania e a conscientização fiscal entre os mais jovens, reforçando a importância de entender como os tributos são essenciais para o funcionamento da cidade. Além de ensinar o papel dos impostos, a iniciativa visa despertar nas crianças o sentimento de pertencimento à cidade, incentivando a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e consciente.

A secretária de Finanças e Planejamento, Bruna Miranda Zivigicosk, representou a prefeita Alcione Lemos na cerimônia e celebrou o reconhecimento. Também estiveram na solenidade a diretora de Educação, Andreia Valentim e Rosane Scatolin, da SMECEL, além de membros da SEFIP.

A premiação, que é organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com apoio da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado, destaca as melhores iniciativas de gestão pública. Em 2023, o tema foi “Educação Fiscal e Cidadania: Saber é Poder, Agir é Transformar!”.

O projeto jaguariaivense, assim como outros vencedores do Prêmio Gestor Público Paraná, está disponível no site oficial do PGP-PR (www.pgp-pr.org.br) e pode servir de inspiração para outros municípios.

A contagem de casos da dengue ocorre a cada ano epidemiológico (período de agosto de um ano a julho do ano seguinte). O Ano Epidemiológico 2023/2024 se encerrou na última semana de julho, quando a contagem foi zerada para o período 2024/2025.