1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

Pesquisa

Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

Secretário: Marlus Barbosa Pereira
Telefone: (43) 3535-9450
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço da Secretaria: Rua Rocha Pombo esquina com Rua João Perneta, 101, Cidade Alta
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Atribuições da Secretaria: Compete à Secretaria Municipal de Saúde planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde, bem como gerir e executar os serviços públicos de saúde do Município; proceder a estudos e formular a política de saúde do Município, em coordenação com o Conselho Municipal de Saúde; participar do planejamento, programação e organização da Rede Regionalizada e Hierarquizada do Sistema Único de Saúde – SUS, no seu âmbito de atuação, em articulação com a Direção Estadual do Sistema e de acordo com normas federais na área de saúde; promover e supervisionar a execução das atividades de atenção referente à saúde, fazendo observar o cumprimento de parâmetros oficiais na prestação desses serviços; promover campanhas preventivas de educação sanitária e de vacinação em massa da população; desenvolver e executar ações de vigilância à saúde; participar da formulação de políticas de saneamento básico; fiscalizar o cumprimento das posturas municipais referentes ao poder de polícia aplicado à higiene pública e ao saneamento; executar ações dirigidas à vigilância de zoonoses no Município, bem como de vetores e roedores, em colaboração com organismos federais e estaduais; definir uma política municipal de saúde para o trabalhador, a mulher, a criança, o idoso, o deficiente, considerando a realidade do Município; realizar a inspeção de saúde dos servidores municipais para efeito de admissão, licença, aposentadoria e outros fins; colaborar na fiscalização de agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e atuar, junto aos órgãos Municipais, Estaduais e Federais competentes, para controlá-las; propor, quando for o caso, a instituição de consórcios administrativos municipais e intermunicipais na área de saúde pública; gerir Laboratórios Públicos de Saúde; desenvolver o Sistema Municipal de Coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, dentro dos padrões técnicos de controle de qualidade; administrar as Unidades de Assistência Médica e Odontológica, sob responsabilidade do Município; desenvolver todas as atividades relativas aos processos licitatórios da área da saúde com observância da Legislação Federal, Estadual e Municipal; assegurar assistência à saúde mental e garantir a reabilitação dos portadores de deficiência; assegurar a assistência farmacêutica e promover o desenvolvimento de práticas alternativas que beneficiem a saúde individual e coletiva; coordenar a execução de programas municipais de saúde, decorrente de contratos e convênios com órgãos Estaduais e Federais que desenvolvem políticas voltadas para a saúde da população; celebrar, no âmbito de ação do Município, contratos e convênios com entidades prestadoras de serviços privados de saúde, bem como controlar e avaliar sua execução; normalizar completamente as ações e os serviços públicos de saúde, no seu âmbito de atuação; (Lei Nº 2868/2021)

Estrutura Organizacional: A Secretaria Municipal de Saúde conta com 06 (seis) Diretorias e 06 (seis) Divisões e o Superintendente do Hospital Municipal Carolina Lupion (Lei Nº 2868/2021), sendo elas:

  • Diretoria Administrativa da SEMUS
    • Divisão de Controle de Farmácia
    • Divisão de Programas Básicos
    • Divisão de Tratamento Fora do Domicílio
  • Diretoria de Vigilância em Saúde
    • Divisão de Vigilância e Inspeção Sanitária
    • Divisão de Vigilância Epidemiológica
  • Diretoria de Saúde Bucal
  • Diretoria de Atenção Básica Especializada e Controle de Central de Leitos
    • Divisão de Controle de Central de Leitos
  • Diretoria de Finanças, Informações e Acompanhamento de Dados
  • Diretoria de Auditoria e Ouvidoria
  • Superintendência do Hospital Municipal Carolina Lupion

     

    ___________________________________________________________________

Prefeitura de Jaguariaíva abre Sala de Acolhimento a Pessoas com Autismo na Estação Cidadã

Com o objetivo de acolher, orientar e promover o encaminhamento aos serviços públicos municipais, a Prefeitura de Jaguariaíva entregou oficialmente, nesta quinta-feira (24), a Sala de Acolhimento a Pessoas com Autismo e outras Comorbidades, na Estação Cidadã.

Vigilância em Saúde emite nota de alerta no Dia D de mobilização contra dengue

Com o avanço da dengue no Paraná e o aumento dos casos no município, a Prefeitura de Jaguariaíva, através da Vigilância em Saúde (VISA), emitiu uma nota informativa sobre a situação epidemiológica no município.  As orientações também marcam a passagem do Dia D contra Dengue, neste dia 9, domingo.

Saúde intensifica combate ao mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde (SEMUS) segue com a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes) em imóveis públicos de grande circulação, como escolas e unidades de saúde. A medida atende a uma determinação do Governo do Paraná para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Prefeitura realiza Encontro de Gestantes com alerta sobre riscos do tabagismo na gravidez

Nesta quarta-feira, 19, no Departamento de Ensino Profissionalizante, houve o primeiro Encontro de Gestantes do ano, abordando o tema “Fumar na gestação prejudica o bebê”. A ação faz parte da programação anual de encontros de orientações para gestantes, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) da Prefeitura de Jaguariaíva.

  1. Seguindo Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná a divulgação dos dados de dengue passa a ser por dados anuais e não mais por período epidemiológico.

A contagem de casos da dengue ocorre a cada ano epidemiológico (período de agosto de um ano a julho do ano seguinte). O Ano Epidemiológico 2023/2024 se encerrou na última semana de julho, quando a contagem foi zerada para o período 2024/2025.