Lenda jaguariaivense “A Procissão das Almas” vai ao ar neste sábado

A encenação da lenda jaguariaivense “A Procissão das Almas” será apresentada neste sábado, oito de junho, a partir das 12h30, no quadro “Contos e Lendas dos Campos Gerais”, do programa “Tribuna da Massa” da Rede Massa de Televisão (SBT do Paraná).

A lenda conta a história das “almas” que levam para o além aquele que se atreve a adentrar na sobrenatural procissão de senhoras que vagam à noite pela Cidade Alta.

O Projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais é de iniciativa da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e envolve as cidades no resgate de contos e lendas locais. Em Jaguariaíva, assim como em outros municípios, a seleção das principais ocorreu após rodas de conversa intergeracionais.

Jaguariaíva é representada no projeto com as lendas “A Procissão das Almas” e “Santa do Paredão”. Tendo sido escolhida a “Procissão das Almas” para gravação e veiculação na televisão pela facilidade de logística.

As rodas de conversa foram promovidas pelo Departamento Municipal de Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Smece), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A lenda ou causo da Procissão das Almas consta no livro ‘300 Causos de Jaguariaíva’, dos autores George Abrão e Rafael Pomim, e relatada pelo saudoso ex-prefeito Silas Gerson Ayres.

De acordo com a programação do projeto, junto com o envolvimento da comunidade e dos programas de TV, o 'Contos e Lendas dos Campos Gerais’ contará com uma publicação de livros e escolha de um mascote regional.