1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Administração Municipal realiza VIII Concurso de Declamação de Poesias

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), via Departamento de Cultura, realizou nos dias 24 e 25, no Cine Teatro Valéria Luercy, o VIII Concurso de Declamação de Poesias, reunindo alunos de 5º ano das escolas municipais e estudantes de 10 a 15 anos das redes  federal, estadual e particular de educação.

Habilidades como postura, expressão corporal, dicção, entonação e comunicação com o público foram os critérios de avaliação do evento, realizado para incentivar a leitura diversificada, expressividade, criatividade e o conhecimento da linguagem poética. Houve poesias consagradas e autorais no evento, criado para aproximar os jovens da linguagem poética, visando enriquecer a oralidade e a leitura, além de estimular a criatividade, entre outros objetivos pedagógicos e culturais.

Escolas municipais - Na categoria “Poesias Consagradas”, entre os participantes de escolas municipais, sagraram se vencedores os alunos Lorhanny Victoria Christerson de Gouveia (1º lugar, 5°C da Escola    Júlio de Mesquita), com a poesia "Saudade", de Gil de Olive; Melissa Bertoni Santos Duarte (2º lugar, 5°A   da Escola Carlos Carneiro Sampaio), com a poesia "Palavras Mágicas", de Pedro Bandeira. O 3º lugar foi conquistado pelo aluno do 5º B da Escola Dalva de Azevedo Delgado, Enzo Gabriel Dride Ferreira Melo, que declamou "O Menino Azul", de Cecília Meireles.

Os vencedores da categoria “Poesia Autoral” foram    Arthur Vinicius Pavlak (5°C da Maria de Lourdes Oliveira Taques, com a poesia        "O Tropeiro e seu Berrante"); Hillary Mirella Freitas da Costa, do 5°C   da Escola Júlio de Mesquita, com a poesia "Jaguariaíva", e Sophia de Melo Benedicto, do  5°A   da Escola Carlos Carneiro Sampaio, que declamou a poesia "Sentimentos".

Adolescentes – Na categoria “Poesias Consagradas”, entre os estudantes das redes estadual, federal e particular, venceu a aluna do Colégio Positivo Larissa de Castro Filipkowsbi (1° U), com a declamação de "Aquarelas da Beleza", de Arabi Rodrigues. Ainda do Colégio Positivo, a aluna Maria Julia Barbosa de Melo (9° U), declamou  "Ora (direis) Ouvir Estrelas", de Olavo Bilac, conquistando o 2º lugar. A 3ª colocação nessa categoria ficou com a aluna do Colégio Anita Canet, Julia Layane Bueno dos Santos (8°A), com a declamação de "Retratos", de Cecília Meireles. Também do Colégio Anita Canet, na categoria “Autorais”, sagrou-se vencedor o estudante Guilherme Roloff Alves de Oliveira         (7°C), com a poesia "Meio Ambiente”. Os vencedores receberam livros, ingressos para o cinema e troféus. Jurados e Auditores também receberam livros.

concurso de poe...
concurso de poesias-1 concurso de poesias-1
concurso de poe...
concurso de poesias-4 concurso de poesias-4
concurso de poe...
concurso de poesias-6 concurso de poesias-6
concurso de poe...
concurso de poesias-7 concurso de poesias-7
concurso de poe...
concurso de poesias-8 concurso de poesias-8
concurso de poe...
concurso de poesias-9 concurso de poesias-9
concurso de poe...
concurso de poesias-10 concurso de poesias-10
concurso de poe...
concurso de poesias-11 concurso de poesias-11
concurso de poe...
concurso de poesias-12 concurso de poesias-12
concurso de poe...
concurso de poesias-13 concurso de poesias-13
concurso de poe...
concurso de poesias-14 concurso de poesias-14
concurso de poe...
concurso de poesias-15 concurso de poesias-15
concurso de poe...
concurso de poesias-16 concurso de poesias-16
concurso de poe...
concurso de poesias-17 concurso de poesias-17
concurso de poe...
concurso de poesias-18 concurso de poesias-18
concurso de poe...
concurso de poesias-19 concurso de poesias-19
concurso de poe...
concurso de poesias-20 concurso de poesias-20
concurso de poe...
concurso de poesias-21 concurso de poesias-21
concurso de poe...
concurso de poesias-22 concurso de poesias-22
concurso de poe...
concurso de poesias-23 concurso de poesias-23


A contagem de casos da dengue ocorre a cada ano epidemiológico (período de agosto de um ano a julho do ano seguinte). O Ano Epidemiológico 2023/2024 se encerrou na última semana de julho, quando a contagem foi zerada para o período 2024/2025.