A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizou a comemoração do Dia Municipal do Tropeiro, na sexta, 10, com um evento de resgate cultural aberto à comunidade no Cine Teatro Valéria Luercy.
Estiveram presentes autoridades, entre elas a prefeita Alcione Lemos, Padres Celso Miqueli, da Rota do Rosário, e Claudinei, Reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, presidente do Clube dos Tropeiros Alma sem Fronteira, Vinicius Nadal de Masi, secretários municipais, entre eles a da SMECEL, Erla Mello, miss Jaguariaíva e e Embaixadora do Turismo, Anita Frizanco, comunidade e crianças da rede municipal de ensino, que abrilhantaram a noite com apresentações culturais e vestidas a caráter.
Saudação especial ao público de mais de 300 pessoas foi dada pela prefeita Alcione, que enalteceu a participação tropeira na formação cultural e econômica de Jaguariaíva. Lembrou que, tradicionalmente realizado em setembro, na comemoração do aniversário de Jaguariaíva, o Festival Cultural, Partes de Nossa História, resgata e divulga o tropeirismo desde 2011, entre outros ciclos. Parabenizou as crianças e convidou todos para um momento de oração e solidariedade à população do Rio Grande do Sul, atingida pelas cheias.
A secretária da SMECEL, Erla Melo, o diretor Vinícius Schadner e o presidente do Clube dos Tropeiros, Vinícius de Masi, também acolheram ao público e falaram da importância de preservar o tropeirismo, que deu origem a Jaguariaíva e outros municípios, desde Viamão-RS até Sorocaba-SP, mostrando esta tradição às novas gerações.
O historiador Rafael Pomim fez o relato histórico da passagem dos tropeiros por Jaguariaíva e o Padre Celso Miqueli falou do potencial turístico da Rota do Rosário, que inclui experiências e caminhos para ciclistas, tropeiros e romeiros, em Santuários e outros espaços, no Norte Pioneiro e Campos Gerais, sendo Jaguariaíva um dos 12 destinos principais.
Finalizando, na Praça de Alimentação do cinema, ornamentada para a ocasião, foi divulgada a Quirerada, prato típico oficial de Jaguariaíva, degustado ao som de música campeira, tocada pelo músico Rafael Jayme, do Grupo “Sonata Maragata”, da Escola Municipal de Música “Elzita Jorge Cunha”.