Nesta terça, 2, Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizou uma palestra alusiva gratuita, aberta à comunidade, no Cine Teatro Valéria Luercy.
O evento contou com a presença de diversos pais, além da prefeita do município, entre outras autoridades, e profissionais que trabalham com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A palestra foi ministrada pela neuropsicóloga Aline Marotto, proporcionando uma oportunidade única de compreensão e reflexão sobre o autismo. Ela apresentou dados sobre pesquisas recentes e falou do contexto de tratamento desses pacientes, destacando a escassez de equipe multidisciplinar de profissionais especializados na área para diagnóstico clínico e acompanhamento.
Foram também apresentados por representantes da SMECEL e Secretaria de Saúde alguns serviços disponíveis na rede pública jaguariavense de educação e saúde para as crianças com TEA. Lembrando que eles têm atendimento prioritário em espaços públicos e privados, necessitando, conforme legislação, da apresentação Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Dia 12, no CRAS Pedrinha, haverá mutirão para confecção desse documento.