A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizou na última semana, no Clube Recreativo Municipal, a final da 10ª Gincana da Matemática Divertida. Tradicional na rede municipal de ensino, o projeto tem como objetivo principal fortalecer o aprendizado da matemática de forma participativa e lúdica.
As 11 escolas participantes foram representadas por alunos que responderam às questões e por aqueles que fizeram parte da torcida, incluindo também os professores. Neste ano a atividade teve um toque especial, visto que as questões, além de cálculo de matemática e raciocínio lógico, trouxeram informações relacionadas aos 200 anos de Jaguariaíva e símbolos históricos jaguariaivenses. Diante disso, o historiador Rafael Pomim Lopes discorreu sobre a passagem do pintor Jean-Baptiste Debret por Jaguariaíva, em 1827, quando pintou a aquarela “Porto du Javuaiaiva”, que provavelmente foi a primeira imagem retratada de Jaguariaíva.
Ao final, sagrou-se vencedora a Escola Dalva de Azevedo Delgado, seguida da Júlio de Mesquita e Antônio Fanchin. Além de troféu para as instituições representadas, houve medalhas para os alunos finalistas. A secretária da SMECEL, Erla Maria Ribeiro de Mello, diretora de Educação Andréia Valentim e assessoras pedagógicas da SMECEL acompanharam a final da gincana.