Semana Pedagógica reúne equipe da rede pública municipal de educação para capacitação e planejamento

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte Lazer (SMECEL), abriu nesta quinta (20) a programação da 2ª Semana Pedagógica 2023.  Realizado no Cineteatro Valéria Luercy, o evento reuniu para formação, reflexão e confraternização mais de 300 pessoas. Professores, educadores, gestores da rede municipal de educação, vereadora Verli Ribas, secretária da SMECEL, Erla Mello, e a prefeita Alcione Lemos participaram.

Durante o acolhimento dos participantes, que receberão os alunos na volta às aulas no dia 24, a prefeita Alcione falou da importância da postura profissional e do papel importante de cada um na formação dos pequenos cidadãos jaguariaivenses. Pediu empenho à equipe na busca do melhor para as crianças, motivação maior do trabalho da atual gestão. Lembrou ainda das conquistas na área, como benefícios para os profissionais, capacitações gratuitas, material e estrutura adequada, realidade recente na cidade que caminha para seus 200 anos.

A secretária de educação, Erla Mello, e a diretora de Educação, Andreia Valentim, ressaltaram a importância da preparação para o percurso escolar, visando sempre cumprir da melhor forma a missão de ensinar e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos.

Com o objetivo de fortalecer a capacitação da equipe foi promovida a palestra “Saúde Mental: desconectar-se para esvaziar-se”, com a psicanalista e consultora educacional Jane Haddad. Ela abordou questões fundamentais relacionadas ao bem-estar emocional entre alunos e profissionais da educação, sobretudo no pós-pandemia e era digital.

Profissionais da SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde) participaram com anúncio do trabalho de prevenção que será realizado sobre saúde vocal e mental dos professores, em parceria com a SMECEL. Outras atividades do evento são as reuniões internas de planejamento nas escolas e cemei’s da rede.

Álbum de figurinhas – Apresentação do Álbum de Figurinhas Jaguariaíva 200 Anos ocorreu na quinta. Representantes da DR Comunicação, Julio Sales e Rosemari Brezoto, explicaram que o álbum, com imagens e informações sobre tropeirismo, ferrovia, industrialização, obras e serviços, serão instrumentos para ensinar a história de Jaguariaíva, de forma interdisciplinar.

O álbum também dá continuidade ao Projeto de Educação Fiscal, incentivando as crianças e suas famílias a pedirem notas e cupons fiscais para trocar pelos pacotinhos e ver nas imagens onde são aplicados os recursos dos impostos. São 200 figurinhas para completar o álbum, que poderão ser trocadas pelas notas, cupons fiscais e carnes quitados do IPTU 2022/2023 na prefeitura, Regional Primavera, CRAS Pedrinha, Estação Cidadã.

Na zona rural haverá uma professora representante da SMECEL para agilização da troca, que ocorrerá até o início de dezembro. Crianças que não conseguirem todas as figurinhas poderão contar com o apoio da Administração Municipal, através da SMECEL, para completar seu algum no encerramento do projeto.

semana-2
semana-2 semana-2