1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

SMECE premia merendeiras e auxiliares vencedoras do 3º Concurso Receitas Criativas de Jaguariaíva

Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 5, a premiação das merendeiras vencedoras da 3ª Edição do Concurso Receitas Criativas com a Merenda Escolar, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE).

O concurso envolve as merendeiras e auxiliares na elaboração de pratos inéditos ou adaptados, incluindo os itens fornecidos para as refeições nas escolas e cemei’s. Vale lembrar que a SMECE prestigia os pequenos agricultores locais, com a compra de seus produtos de época.

Neste ano foram 20 as participantes, num total de 50 receitas inscritas, oriundas de funcionárias dos seis cemei’s, cinco escolas rurais e nove urbanas. Os pratos foram produzidos e avaliados durante o ano letivo por voluntários na própria SMECE. Além disso, o trabalho é orientado e acompanhado pela nutricionista Dienifer Macuglia de Abreu e coordenado pela chefe da Merenda Escolar, Adriana de Castro.

Na premiação, estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o secretário de Administração e Recursos Humanos e presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Hissashi Humezu, o secretário de Comunicação Social, José Amilton Romão, o historiador Rafael Pomim, integrantes da equipe da SMECE e diretoras das instituições de ensino, além das merendeiras e seus familiares.

Alcione destacou o trabalho das profissionais, relembrando que antes o município não contava nem com o cargo de merendeira, e hoje possui 37 profissionais concursadas e até um Conselho de Alimentação Escolar, voltado ao acompanhamento da aplicação dos recursos e a qualidade do que está sendo oferecido nas escolas. “Hoje temos uma realidade diferente no município, inclusive com a valorização das profissionais através do concurso, que serve para incentivar as merendeiras a criarem novas receitas, inovarem na preparação da merenda, utilizando os inúmeros ingredientes disponíveis hoje no município, e quem ganha com isso são os alunos, que recebem uma merenda gostosa e rica em nutrientes, e os pequenos produtores, que fornecem seus produtos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, afirmou.

Entre todos os pratos inscritos houve uma pré-seleção de 11 finalistas. Foram eles o Charuto de Legumes com Proteína de Soja, Galinhada, Nhoque de Batata Doce com Linguiça, Lasanha de Abobrinha com Carne Moída, Pão de Beterraba, Panqueca Nutritiva, Torta de Batatinha, Torta Suculenta, Bolo de Banana com Soja Crocante, Bolo de Mandioca e Rosquinha de Laranja com Casca.

No dia 19 de novembro uma banca fez a degustação e avaliação dos pratos, tendo como critérios de avaliação a criatividade, aparência, sabor, consistência e possibilidade de inclusão no cardápio da merenda. As três receitas vencedoras foram reveladas na noite de ontem.

O primeiro lugar ficou com a merendeira Rosangela dos Santos Oliveira, da Escola Municipal Nicolleti Ribas no bairro rural Bonsucesso. Ela preparou uma Lasanha de Abobrinha com carne moída e levou para casa um processador de alimentos como prêmio.

Com a receita de Bolo de Banana com soja crocante, Rosane de Jesus Domingues dos Santos, do Cemei Maria Luiza Pietruchinski, e sua auxiliar Irizene Miranda Gonçalves, ficaram em segundo lugar e o prêmio foi uma panela elétrica de arroz.

Em 3ª lugar, a merendeira Claudete Aparecida Farias e suas auxiliares Liria de Fátima Pizol e Maria Luiza de Melo, da Escola Julio de Mesquita, prepararam Galinhada. O prêmio foi um liquidificador.

As 30 receitas inscritas no concurso vão para a nova edição do livro de receitas do município, lançado pela SMECE.

 

receitas_criati...
receitas_criativas_1 receitas_criativas_1
receitas_criati...
receitas_criativas_2 receitas_criativas_2
receitas_criati...
receitas_criativas_3 receitas_criativas_3
receitas_criati...
receitas_criativas_capa receitas_criativas_capa