Jaguariaíva recebe novo prêmio do Projeto Vamos Ler Geração Digital

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e o Jornal da Manhã/ Portal A Rede realizaram na manhã desta terça (12) a premiação do Projeto Vamos Ler Geração Digital. Presente em oito cidades dos Campos Gerais, o projeto envolve alunos e professores em atividades pedagógicas durante o ano, com uso de mídias digitais e jornal impresso.

Estiveram na premiação, realizada no Cine Teatro Valeria Luercy, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o prefeito municipal, José Sloboda, o coordenador do Projeto Vamos Ler, Dhiego Tchmolo, o diretor do Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues, a diretora de Educação, Andreia Valentim, a diretora da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, Filomena Aparecida de Lima e Silva, alunos, professoras, técnicas pedagógicas, a estudante premiada Isabelle Kauane Rodrigues e sua mãe Gisele.

O concurso do Projeto Vamos Ler premia os melhores trabalhos escolares nas categorias Blog, Foto, Texto e Vídeo. Este ano no projeto Jaguariaíva classificou-se entre as demais escolas da região na categoria Melhor Foto. A vencedora foi a selfie da aluna do 5º ano A, da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, Isabelle Kauane Rodrigues, aluna da professora, Vanessa Gomes Amaral. Ela retratou sua sala de aula e colegas de turma. Surpresa com a vitória, comentou que o projeto e as práticas inovadoras de ensino na rede municipal tornam as aulas mais atrativas.

Atualização - A inserção de metodologias inovadoras e da tecnologia na escola é uma prática adotada na rede municipal de ensino Jaguariavense nos últimos anos. A diretora do Departamento Municipal de Educação, Andreia Valentim, salientou que o município apresenta índice de 6,6 no Ideb e que as novas tecnologias, que evoluíram muito em um curto período de tempo, são alternativas adotadas como recursos para o letramento e bons resultados da rede.

Para a secretária e vice-prefeita, Alcione Lemos, as novas gerações nasceram “conectadas” e a escola não pode ficar alheia a esta realidade e demanda. “Pensando sempre no melhor para nossas crianças e na qualidade da educação, nosso município investe em tecnologias para a sala de aula, como os tabletes, lousas e mesinhas digitais, além de softwares educativos e treinamento na área para nossos professores. Isso tudo é fruto de muito planejamento e trabalho de uma equipe comprometida para que tudo dê certo quando colocado em prática”, evidenciou Alcione, que tem como diretriz em sua pasta o lema ‘educação do futuro pensada no presente’.

Alcione explicou que, com o Vamos Ler Geração Digital, as crianças desenvolvem atividades usando celulares, tablet e computador, mas também aprendem a ler o jornal impresso, que é feito com o papel imprensa, feito por uma grande indústria de Jaguariaíva. Assim também se valoriza a leitura e a interpretação de textos e fatos.

O prefeito José Sloboda também reconheceu o uso da tecnologia para melhoria no trabalho dos professores e proximidade com os alunos. Disse que iniciativas de comunicação como a do Projeto Vamos Ler e seus editores são importantes porque envolvem alunos e leitores com notícias de boas práticas e acontecimentos de interesse social.

Sloboda também falou da importância do uso assistido da internet nas escolas, para evitar todo o conteúdo negativo e os perigos dessa ‘navegação’. Lembrou que Jaguariaíva é um dos únicos no Paraná a utilizar com sucesso os recursos do Programa Cidades Digitais do Governo Federal. Relatou que neste mês o município será premiado por seu envolvimento e bom desempenho neste programa.

Durante o encontro o coordenador do Vamos Ler, Dhiego Tchmolo, e o diretor do Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues, falaram da boa experiência de trabalhar com Jaguariaíva. Tchmolo relatou que foram mais de 200 atividades realizadas pelos alunos e divulgadas no A Rede e no Jornal da Manhã. Conforme Rodrigues, tais produções retrataram a eficiência e a qualidade do ensino oferecido em Jaguariaíva.

Em 2019, foram 480 os alunos beneficiados com o programa, que tem objetivos como os de proporcionar noções de cidadania, promover reflexões sobre o método jornalístico, desenvolver debates e buscar soluções conjuntas para problemas. Este é o terceiro ano de participação de Jaguariaíva e a quinta premiação alusiva recebida.

dscn0971
dscn0971 dscn0971