A Secretaria Municipal de Educação de Jaguariaíva realizou, no dia 26 de fevereiro, uma oficina voltada para professores, com foco na alfabetização. Ela ocorreu na Casa da Cultura e abordou a relação entre fonoaudiologia e ensino da leitura e escrita, além da identificação de dificuldades de aprendizagem entre as crianças.
Na abertura, feita pela secretária de Educação, Hercília Teixeira de Mello, e diretora de Educação, Jane Sales Vieira, foi destacada a importância do aprimoramento para garantir um ensino cada vez mais eficiente e inclusivo.
Na sequência a fonoaudióloga do município, Femmigie De Groot, apresentou orientações para fortalecer o processo de alfabetização, aplicando conhecimentos associados da fonoaudiologia e a pedagogia, contribuindo para a identificação precoce e o suporte adequado a alunos com dificuldades. Ela explicou que as crianças precisam ser ensinadas a entender as regras da escrita, relação entre grafema (letra) e som (fonema), ter consciência fonológica, entre outros tópicos. Também deu dicas de cuidados com a voz.