Jaguariaíva realizou sua primeira Conferência Municipal de Cultura na quinta-feira (5), ação importante para o acesso a recursos e projetos de fomento à cultura. O evento ocorreu no Cineteatro Valéria Luercy e foi aberto à população, sendo uma oportunidade para participação dos cidadãos ligados à área cultural, para o debate e elaboração conjunta de propostas para as políticas públicas alusivas, valorizando a pluralidade das opiniões e expressões.
A programação iniciou com apresentações de poesia, dança e música, representando os talentos e entusiastas da cultura local. Na abertura, o prefeito municipal, José Sloboda, e gestores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura falaram da importância do apoio cultural e a organização do segmento.
Na sequência, a Agente Regional de Cultura do Governo do Estado do Paraná, Andressa Oliveira Silva, responsável pela Macrorregião Histórica dos Campos Gerais, ministrou palestra sobre o Sistema Municipal de Cultura. Depois houve discussões em grupo, envolvendo representantes do poder público e da sociedade civil, para a definição das prioridades culturais do município.
Também foram eleitos na ocasião membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura, que terão mandato de quatro anos, com a responsabilidade de acompanhar a implementação das políticas definidas. A realização da conferência também esteve ligada à elaboração do Plano Municipal de Cultura, que definirá as diretrizes e políticas públicas para o desenvolvimento cultural de Jaguariaíva pelos próximos dez anos. O documento seguirá para a Câmara Municipal para os trâmites legais.