Novo espaço para o programa Feira Verde e Estufa Municipal são oficialmente entregues pela administração

A administração municipal entregou oficialmente o novo espaço destinado ao Programa Feira Verde e à Estufa Municipal, na última sexta-feira, 17. As entregas são parte das comemorações da semana do aniversário de 198 anos do município.

Revitalizado e adaptado para o recebimento e seleção de produtos para serem entregues à população, no local trabalha a equipe responsável pelo funcionamento do programa, que beneficia dezenas de famílias diariamente.

A prefeita Alcione Lemos destacou a oportunidade de trazer conquistas para a população, mesmo em meio a tantas dificuldades ocasionadas pela pandemia. “Tivemos alguns desafios para retomar o Feira Verde, mas o resultado do trabalho está completo, o programa está na ativa, ampliado e com um lugar apropriado para beneficiar a logística de entrega, armazenamento e distribuição dos produtos. Não posso deixar de agradecer o comprometimento da equipe, que até a formação da associação, foi composta por servidores de outras secretarias, que estiveram conosco neste desafio”, enalteceu a prefeita.

Hoje, aproximadamente 35 pequenos produtores fornecem para o programa, auxiliando na renda da agricultura familiar e ampliando a variedade de hortifrutis oferecidos à população, através do programa Feira Verde. A separação e destinação do lixo reciclável são realizadas pela Associação Amigos da Natureza, que conta com 21 colaboradores.

Neste ano, já foram recolhidas mais de 53 toneladas de recicláveis e distribuídas 15 toneladas de frutas, verduras e legumes.

A secretária de Turismo e Meio Ambiente, Sandra Negrini, salientou o propósito do Feira Verde. “Traz benefício para o pequeno produtor, auxilia na destinação correta do lixo e alimentação saudável para a população, juntamente com um trabalho de conscientização sobre reciclagem e sustentabilidade. Um programa completo que se tornou referência na região”, afirmou.

Uma das novidades do novo formato é a entrega do kit pronto, priorizando a variedade e quantidades iguais de cada produto, além de evitar que as pessoas precisem ficar muito tempo na fila.

Na oportunidade também foi inaugurada a estufa de mudas da prefeitura, com mais de 6 mil unidades que serão utilizadas no projeto de arborização e ornamentação da cidade. “Cidade Linda” está no plano de governo da prefeita Alcione Lemos e está sendo implantado através do Departamento de Urbanismo, Parques, Jardins e Iluminação Pública. O diretor do setor, Hélio Delgado, e sua equipe já iniciaram o plantio de mudas de flores nas avenidas principais, contudo, o objetivo é estender o plantio de árvores e flores por toda cidade.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Adilson Passos Felix, o diretor do programa Feira Verde, Ademar da Costa Passos, a presidente da Associação Amigos da Natureza, Josélia Silvana, o presidente da Câmara de Vereadores, José Marcos Pessa Filho, representando os demais vereadores, além de secretários municipais e diretores de departamento.