Pesquisa

Criação do Parque Municipal do Vale do Codó pode gerar até R$ 500 mil de ICMS ecológico para Jaguariaíva

Não Publicado

Nesta semana também ocorreu uma reunião no gabinete do prefeito para discutir as diretrizes da criação do Parque Municipal do Vale do Codó.

A formalização do ato contou com a presença do gerente estadual e presidente do Parque Estadual do Vale do Codó, Elifaz Harã, Luiz Renato Martini do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e o coordenador de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Cesar Augusto Kiczicki.

A área de abrangência do parque com aproximadamente 800 hectares de área, se estenderá desde o Lago Azul até as proximidades do Bairro Jangai. O Conselho Consultivo do Parque Vale do Codó já foi instituído.

A criação do parque, segundo o prefeito José Sloboda, deve inibir as ações de poluição e destruição do meio ambiente, pois a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ecológico subsidiará a proteção da área.

Ainda de acordo com Sloboda, o valor será utilizado para a desapropriação de algumas áreas particulares que estão nas delimitações do parque.

Anualmente, estima-se que o ICMS Ecológico gerado para o município seja de aproximadamente R$ 500 mil.