Nesta terça, 2, Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizou uma palestra alusiva gratuita, aberta à comunidade, no Cine Teatro Valéria Luercy.
O evento contou com a presença de diversos pais, além da prefeita do município, entre outras autoridades, e profissionais que trabalham com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A palestra foi ministrada pela neuropsicóloga Aline Marotto, proporcionando uma oportunidade única de compreensão e reflexão sobre o autismo. Ela apresentou dados sobre pesquisas recentes e falou do contexto de tratamento desses pacientes, destacando a escassez de equipe multidisciplinar de profissionais especializados na área para diagnóstico clínico e acompanhamento.
Foram também apresentados por representantes da SMECEL e Secretaria de Saúde alguns serviços disponíveis na rede pública jaguariavense de educação e saúde para as crianças com TEA. Lembrando que eles têm atendimento prioritário em espaços públicos e privados, necessitando, conforme legislação, da apresentação Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Dia 12, no CRAS Pedrinha, haverá mutirão para confecção desse documento.






Seguindo Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná a divulgação dos dados de dengue passa a ser por dados anuais e não mais por período epidemiológico.

