A Prefeitura Municipal, através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou neste mês uma série de palestras educativas em escolas e CEMEIs, visando fortalecer a conscientização das crianças sobre a importância da prevenção da dengue.
Os alunos puderam aprender de forma lúdica e interativa com a equipe de endemias, que usou materiais didáticos e recursos visuais para falar dos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além de transmitir informações sobre os sintomas e consequências da doença, os agentes enfatizaram a importância da eliminação de possíveis criadouros do mosquito em suas próprias casas e comunidades. As crianças foram incentivadas a adotar hábitos simples, como manter caixas d'água fechadas, evitar o acúmulo de água em recipientes e descartar adequadamente objetos que possam se tornar criadouros. O boneco do mosquito da dengue fez um grande sucesso entre os pequeninos, ajudando a reforçar a mensagem preventiva.