Projeto Bacia Escola representa um importante passo para o município de Jaguariaíva na educação e preservação ambiental

No início deste mês, representantes da Klabin estiveram na Prefeitura Municipal de Jaguariaíva para costurar a implantação da fase final do projeto Bacia Escola, que atua diretamente no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal e estuda os efeitos do manejo de florestas plantadas nos recursos hídricos e, agora, está equipado para receber visitas de estudantes do ensino fundamental. A apresentação foi conduzida pela engenheira florestal e consultora da Klabin, Maria José Zakia, que apresentou o guia para uso dos professores do ensino fundamental.

A bacia hidrográfica do Três Bocas, com pouco mais de 500 hectares, abastece parte da população do município e foi escolhida para ser uma bacia escola, devido às características diferenciadas, como ser uma área de manejo florestal em mosaico com dois gêneros – eucalipto e pínus -, ter área com vegetação nativa, apresentar 3 tipos de solo e a proximidade com a cidade.

Esse é o segundo passo de uma parceria iniciada tempos atrás. Antes, a Florestal Vale do Corisco, representada pelo gerente de Operações da Klabin, Rogério Salamuni, já havia rendido frutos, através da colocação de caçambas para recolhimento de resíduos e lixos ao redor da bacia para mostrar a importância da preservação e conservação da área. Hoje, com intuito pedagógico, o projeto deve entrar em execução envolvendo as turmas municipais do Ensino Fundamental I. A aula será acompanhada por um guia capacitado e os alunos receberão EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Além da capacitação que será ofertada aos professores, conteúdos pedagógicos gerais e um material exclusivo de Jaguariaíva foram elaborados pela Klabin. A Bacia funcionará como um laboratório ao ar livre para aprendizagem em hidrologia florestal e meio ambiente, incluindo visita às instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).

O projeto complementa o conteúdo que já é trabalhado na rede municipal de ensino sobre a diversidade e as riquezas naturais de Jaguariaíva. O prefeito José Sloboda ressaltou que parcerias como esta só são possíveis porque as empresas veem no município uma gestão capaz de dar suporte para as ações.

O gerente de Relações com a Comunidade, Meio Ambiente e Certificação Florestal da Klabin, Uilson Paiva, destacou a relação entre as instituições durante todo o projeto. “Esse resultado é fruto de um trabalho público-privado. Contamos com grande atuação do município, principalmente através do Samae, que desde o início do projeto nos deu suporte. Também as secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente e Educação, que têm colaborado para que o projeto Bacia Escola avance”, afirma.

Reunião com integrantes da Klabin no gabinete do prefeito José Sloboda.

Sobre a Bacia do Rio Três Bocas

A bacia do Rio Três Bocas é considerada uma área de Alto Valor de Conservação, além de ser uma das bacias de monitoramento do Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (PROMAB), do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF).

No Brasil, hoje, existem 24 microbacias experimentais, três delas estão no Paraná - duas em Telêmaco Borba e uma em Jaguariaíva. Todas as três são monitoradas pela Klabin, contudo, as configurações da microbacia Três Bocas, em Jaguariaíva, são únicas.

O local foi preparado para fazer medições e captar dados que estarão disponíveis em boletins periódicos, como quantos milímetros de chuva caíram, a vazão da água e o impacto do manejo na fonte hídrica, por exemplo.

O projeto atua diretamente no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área da hidrologia florestal e estuda os efeitos do manejo de florestas plantadas nos recursos hídricos, através de monitoramentos contínuos em microbacias hidrográficas experimentais e modelagem, visando contribuir para a melhoria contínua do manejo florestal.

Dentro dos objetivos elencados para o projeto, está o ambiental, conscientizando a população local e também visitantes sobre o cuidado com o meio ambiente.

Potencial turístico-pedagógico

Como o cuidado com os efeitos das plantações florestais sobre a água é um tema constante de pesquisas científicas, ainda mais se tratando de uma biodiversidade tão peculiar como a de Jaguariaíva, muitos universitários têm visitado o circuito montado na microbacia do Três Bocas para coletar dados.

Recentemente, o município recebeu a visita de alunos da Unesp de Botucatu. Esses visitantes acabam consumindo outros serviços, como hotéis, restaurantes, o que contribui movimentando a economia do município e fomentando o turismo. Na foto abaixo, plataforma de acesso construída para o projeto Bacia Escola.