Testes para eliminar odor das lagoas do Samae já apresentam resultados positivos

Neste ano, a autarquia de saneamento básico Samae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) completa 50 anos de funcionamento em Jaguariaíva, a data será comemorada com uma série de publicações sobre a evolução do Samae ao longo dos anos, com destaque para a atual gestão, que tem trabalhado para manter a qualidade do serviço a tarifas justas.

Uma das preocupações da autarquia, de acordo com o atual diretor-presidente, Reginaldo Cheirubim, é com relação ao odor que exalam as lagoas, onde o esgoto é tratado.

São cinco lagoas destinadas ao recebimento do esgoto de todo o município, onde cada espaço representa uma etapa do tratamento. O resultado final é um esgoto totalmente tratado que é devolvido a natureza sem qualquer impureza, seu estado é como de água.

Contudo, como explica Reginaldo, o tempo para que este esgoto seja totalmente tratado é de aproximadamente 28 dias, desde a primeira lagoa até a última e, durante este tempo, o cheiro seria inevitável, não fossem as novas tecnologias testadas nos últimos 30 dias.

“Estamos completando um terço dos testes com um novo componente que diminuirá em até 3% o odor das lagoas. Se trata de um produto orgânico, que tem 90 dias para cumprir o objetivo de reduzir o odor. Estamos completando 30 dias de testes e já é perceptível a redução do mau cheiro”, explica.

O diretor-presidente da autarquia cita ainda, que existem outros produtos que podem apresentar uma ação mais rápida na eliminação do odor, no entanto esses químicos alteram o PH da água, impedindo que esta seja devolvida a natureza. “Toda a semana nós fazemos testes na água que está sendo devolvida a natureza para saber se ela está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, pois somos monitorados pelo órgão constantemente. Este produto que estamos testando é orgânico e de valor não tão alto, custará cerca de R$ 10 mil mensalmente para o Samae”, informa.

Os parâmetros, citados por Cheirubim, fazem parte da chamada DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) que é utilizada para a medida do consumo de oxigênio na água. Representa a quantidade de oxigênio do meio que é consumido pelos peixes e outros organismos aeróbicos e que gasta de oxidação de matéria orgânica presente na água.

Diariamente é depositado 1 litro de produto em cada lagoa, o resultado deve ser gradativo, pois o contato do eliminador de odor com a extensa área cresce à medida que se aplica, isto justifica a fase de testes estar estimada em 90 dias para o resultado esperado.

Nos dias de chuva, quando a percepção do odor fica maior, ocorre que, devido as ligações erradas de galerias pluviais na rede de esgoto, o volume de água aumenta e acaba movendo o lodo que fica no fundo das lagoas. Da mesma forma, a rede de esgoto não deve ser ligada na galeria de água pluvial, pois durante as chuvas, o esgoto será carregado para os rios. Estes erros, comumente cometido durante a construção das casas, geram transtornos tanto para os moradores, quanto para a natureza e o próprio Samae e, para evita-lo, a autarquia irá vistoriar a obra antes que a prefeitura forneça o Habits, documentação que comprova que o imóvel está regularizado.