Jaguariaíva é um dos municípios com maior número de emissão de carteiras de trabalho na região

Nos seis primeiros meses deste ano Jaguariaíva se destacou como um dos municípios com maior número de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), dentre os atendidos pela Agência Regional do Trabalho de Santo Antônio da Platina.

No período de 01 de janeiro a 09 de julho a agência de Santo Antônio da Platina, que realiza a impressão das carteiras emitidas por Jaguariaíva e por mais 13 municípios da região, confeccionou um total de 3406 unidades do documento. Deste total, 359 carteiras foram solicitadas através da Agência do Trabalhador de Jaguariaíva.

A CTPS é o documento obrigatório para toda pessoa que presta serviço na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Ela garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A CTPS é emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. Para a emissão da 1ª via da CTPS o cidadão deve estar munido de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Residência, todos originais. Caso necessite de 2ª via deve apresentar os mesmos documentos solicitados para emissão de 1ª via, mais documento que comprove o número da via anterior, boletim de ocorrência nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio e CTPS inutilizada/danificada nos casos de 2ª via por inutilização.

Estes números podem ser atribuídos ao grande movimento que a administração municipal, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, tem realizado para aumentar a capacidade de geração e renda do município. “A economia pujante e os incentivos que o poder público tem dado aos empresários locais permite que eles contratem mais, ampliem seu negócio e contribuam para o aumento de vagas, por outro lado também contamos com empresas de fora que utilizam mão de obra do município e criam uma rotatividade de empregos”, ressalta o secretário da pasta, Pedro Delgado.

O prefeito José Sloboda comemorou os números e salientou que esta estatística só reforça os números que já foram divulgados em relatórios como o do Caged Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que apontou Jaguariaíva como o município com maior saldo de admitidos na região no último mês.

Em Jaguariaíva a solicitação para emissão da carteira de trabalho deve ser feita na Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Governador Paulo da Cruz Pimentel, 1181, Vila Pinheiro, Tel: (43) 3535-2189.