Corpo de Bombeiros comemora 20 anos em Jaguariaíva e em breve será presenteado com um novo Quartel - condições mais apropriadas de trabalho aos bombeiros e melhor atendimento à população

Nesta segunda-feira, 01 de junho, completa 20 anos que o Quartel do Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva foi inaugurado, às margens do Rio Capivari, na Rua Rafael Petrucci, bem no centro da cidade, em um espaço de aproximadamente 70m² adaptado para receber as primeiras guarnições de serviço e as viaturas. Na época o quartel contava com efetivo reduzido, sendo dez bombeiros, e duas viaturas, uma auto bomba tanque e um chevette cedido pelo município.

A primeira ocorrência, registrada oficialmente, aconteceu no dia 14 de junho de 2000. A equipe atendeu a um capotamento na rodovia PR-151 que envolveu um caminhão carregado de batatas. Para a retirada das vítimas os bombeiros contaram com o apoio da brigada de bombeiros da empresa PISA que, até o início das atividades do quartel, era quem realizava os atendimentos na região e, ainda hoje, presta apoio quando solicitado.

Entre os anos de 2010 e 2019 as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva realizaram 2718 atendimentos pré-hospitalares, 1165 atendimentos a acidentes em meio de transporte, 575 prevenções e auxílios, 654 combates a incêndios, 304 salvamentos e um total de 4550 vítimas atendidas, além de em média 2000 vistorias anuais em estabelecimentos.

É no 2º Grupamento de Bombeiros (GB) do Paraná que está inserido o 2º Subgrupamento de Bombeiros (SGB), sediado na cidade de Telêmaco Borba e responsável pelo atendimento operacional e administrativo em 15 municípios, que possui três Seções de Bombeiros (SB) sendo a 3º sediada em Jaguariaíva.

Para a data não passar em branco aconteceu durante a tarde uma comemoração simbólica, devido à pandemia, com a presença do prefeito José Sloboda e do vereador Rafael de Souza.

Novo Quartel dos Bombeiros de Jaguariaíva

As obras da nova Sede da 3ª Seção do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, instalada em Jaguariaíva, devem ser concluídas ainda neste ano, a obra é uma reivindicação da instituição e da administração municipal há 10 anos e teve sua construção autorizada durante a segunda gestão do prefeito José Sloboda na presidência da AMCG.

Construída na Rua João Tracz, no Jardim Matarazzo, a nova sede foi projetada para atender todas as necessidades do serviço e, assim, melhorar ainda mais o atendimento prestado à comunidade jaguariaivense.

O terreno em que será erguido o novo Quartel foi repassado pela prefeitura e a área construída é de 426,85m². O custo total da obra é de R$ 1,1 milhão.

O contingente atual é de 19 efetivos, além de 7 veículos, 4 pequenos e 3 operacionais.

Atualmente o Corpo de Bombeiros, que atende também as cidades de Sengés e Arapoti, está em uma sede provisória no complexo Matarazzo, onde divide espaço com o recém instalado SAMU, outra conquista da administração municipal para o atendimento de urgência em Jaguariaíva e região.

O prédio contará com:

✔️Uma sala de atendimento ao público

✔️Dois alojamentos

✔️Uma sala do diretor de operações

✔️Um almoxarifado

✔️Um Depósito de Material de limpeza