Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaíva incentiva hábitos de saúde bucal entre as crianças

Jaguariaíva incentiva hábitos de saúde bucal entre as crianças

Em Jaguariaíva as crianças das escolas municipais são ensinadas sobre problemas que acometem os dentes e a boca. Elas também recebem kits de saúde bucal, com escova, fio e cremes dentais, mais estojo para guardar os itens e revista educativa.  A ação é parte do Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil, da Prefeitura Municipal, que difunde a saúde bucal por meio da prevenção em todas as escolas e cemeis.

O Jaguariaíva Sorriso Infantil é um programa realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), para atendimento de crianças da cidade e escolas da zona rural.

Prevenção da cárie, com a correta escovação diária dos dentes é o enfoque das abordagens, feitas nas escolas por dentistas e auxiliares. Além de orientar sobre os cuidados bucais, eles promovem uma parte prática, com a escovação supervisionada. “Nosso grande objetivo é esclarecer, de maneira lúdica e interativa, a importância de manter cuidados dentários e alimentares, envolvendo as crianças no conhecimento sobre saúde bucal”, registra a secretária de saúde Amália Cristina Alves.

Neste ano a equipe de Saúde Bucal está apresentando como novidade a exposição “A Arte de Sorrir”, com informações de doenças periodontais, cavidade bucal, alimentação saudável, problemas causados pelos doces e guloseimas na deterioração dos dentes, e outros conhecimentos. Em anos anteriores o projeto levou às escolas apresentações de filmes, coreografias e outros atrativos para passar a mensagem preventiva.

Somente nos kits de saúde bucal, a prefeitura, através da Smece, investiu mais de R$42 mil, para benefício de aproximadamente 3 mil crianças.  Cada kit contém duas escovas, 2 cremes dentais, um fio dental e uma revista educativa. “Estamos há vários anos com esta parceria, que tem o objetivo de fazer com que nossas crianças entendam sobre a necessidade de cuidar dos dentes”, relata a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione.

Abertura - No lançamento da edição do Jaguariaíva Sorriso Infantil deste ano, realizado na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, dia 31, ao lado da secretária e vice-prefeita Alcione e a secretária municipal de Saúde Amália, esteve presente o prefeito municipal José Sloboda. Nesta oportunidade ele relatou que o município tem outras iniciativas em prol das crianças da rede municipal de ensino, como o Olhar Jaguariaíva, que proporciona exames oftalmológicos e óculos gratuitos, além do uniforme e material escolar. Anunciou ainda que novas ações serão lançadas para complementar o que já existe. “Para nós é motivo de orgulho em dizer que estes programas estão sendo melhorados e dando resultados a cada ano”, disse.

Também estiveram reunidos na abertura das atividades do Jaguariaíva Sorriso Infantil deste ano a coordenadora de saúde bucal, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt, funcionários da Semus e da Smece, diretoras escolares, entre elas a da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, Filomena Aparecida de Lima e Silva, professores e alunos. A entrega dos kits e ações educativas do programa serão concluídas até o dia 31 deste mês.

dscn7696
dscn7696 dscn7696