Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Saúde realiza audiência para prestação de contas do segundo trimestre

Saúde realiza audiência para prestação de contas do segundo trimestre

A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira (24 de Julho) a segunda audiência para prestação de contas do trimestre, atendendo a uma exigência legal e ao preceito constitucional da transparência na administração pública.
(Foto: o Secretário de Saúde Mário Fonseca na explanação da audiência.) 
 
 
          Realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, a audiência contou com significativa participação de profissionais da saúde e da comunidade em geral que puderam comprovar que apesar das dificuldades, que não são privilégio apenas de Jaguariaíva, a saúde no município tem conseguido atender a demanda e melhorar, gradativamente, o atendimento à população.
         
          Os números apresentados durante a prestação de contas mostraram que apenas nos últimos três meses foram feitos milhares de atendimentos através do Hospital Carolina Lupion, nos Postos de Saúde, na área rural, nas farmácias básicas, no setor de Vigilância em Saúde e em agendamentos de consultas para outras cidades. Além disso, o governo municipal tem conseguido melhorar o atendimento com aquisição de medicamentos, inclusive os de uso contínuo, materiais odontológicos, consertos e aquisição de equipamentos e, com organização, tem conseguido reduzir custos e fazer novos investimentos. No primeiro semestre de 2009 foram gastos o equivalente a R$ 3.687.356,21, valor inferior ao gasto de 2.008, e com isso o município pode adquirir o terreno para a construção da Clínica da Mulher e da Criança, bem como colocar em licitação a reforma para instalação da Unidade Central de Saúde (antigo pernoite), o terminal rodoviário do Distrito Industrial, com uma Unidade de Pronto Atendimento, e a aquisição de um micro-ônibus para o transporte de pacientes, investimentos esses na ordem de R$ 500.000,00.

         
Já em análise no Ministério da Saúde o projeto para a implantação da Estratégia Saúde da Família – ESF, que permitirá ao município a contratação de equipes que atenderão às famílias e melhorarão significativamente o atendimento da saúde básica. Além disso, a implantação propiciará a geração de empregos, com a contratação de Agentes de Saúde, e, consequentemente, a liberação para o recebimento de recursos do Governo Federal. Em fase de projeto, também, a reforma de todos os Postos de Saúde do município, readequando e melhorando os espaços existentes.
 

( População acompanhando a audiência de Prestação de Contas do Segundo Semestre)
e-max.it: your social media marketing partner