Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana - Santa do Paredão/Serra Velha

Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana - Santa do Paredão/Serra Velha

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana é uma Unidade de Conservação criada pelo Decreto Estadual nº 1.231, de 27 de março de 1992. Jaguariaíva detêm 53% de seu território dentro da APA (aproximadamente 772 km²), a qual abrange terras de 13 municípios paranaenses, tendo uma área total de 392.363,38 hectares. Segundo o plano de manejo, o objetivo da APA é: “assegurar a proteção do limite natural entre o Primeiro e o Segundo Planaltos Paranaenses, inclusive faixa de Campos Gerais, que se constituem em ecossistema peculiar que alterna capões da floresta de araucária, matas de galerias e afloramentos rochosos, além de locais de beleza cênica como os cânions e de vestígios arqueológicos e pré-históricos.”

Santa do Paredão é o nome dado a um local específico da APA para onde ocorre peregrinação, romarias e cavalgadas ao longo do ano. O local leva esse nome devido a uma lenda, que conta de uma antiga família que morava em cima da Escarpa e possuía uma pensão onde os tropeiros paravam. Contam que um tropeiro teria engravidado a menina Emídia, filha dos donos da pensão, e que seu pai, pela moral da época, transtornado com o fato da gravidez atirou a menina de cima do Paredão. Diz-se ainda que Emídia não estivesse grávida, e sim sendo perseguida por um tropeiro, até não ter por onde escapar e acabou se atirando do paredão. Fala-se que o tropeiro envolvido na lenda realizou expedições à procura do corpo de Emídia e nada encontrou, a não ser uma imagem gravada no alto do paredão, que hoje é atribuída a Nossa Senhora Aparecida e o local conhecido como Santa do Paredão, Paredão da Santa ou ainda Serra Velha. Na época do tropeirismo, por ali passava o chamado “Caminho do Viamão”, sendo os Tropeiros os maiores divulgadores da historia da Santa.
Desde o ano de 1997 o Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria organiza uma romaria e uma missa na Santa do Paredão, sempre no último domingo de Maio. Os romeiros percorrem os 22 km que separam a Serra Velha da cidade a pé, de carro ou a cavalo. Ao longo do ano, grupos de CTGs da região promovem várias cavalgadas, saindo inclusive de outras cidades, cavalgando por estradas de chão, até chegar à Santa do Paredão. O local não dispõe de infraestrutura para visitação.

Acesso: Rodovia Municipal HV – 002 (passando pelo antigo aeroporto).

Distância a partir do centro da cidade: 22 km – estrada que liga com o Bairro Sertão de Cima.

Visitação: Livre. Entrar em contato com a Divisão de Desenvolvimento Turístico pelo fone (43) 3535-7935.

{gallery}paredao{/gallery}