Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha - Bosque do Tropeiro

Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha - Bosque do Tropeiro

O Parque fica às margens do Rio Jaguariaíva, localizado no local outrora denominado Porto de Jaguariaíva. Este local tem importância histórica incomensurável para a população jaguariaivense, pois era exatamente neste ponto do rio por onde os Tropeiros atravessavam a vau com suas tropas de muares vindos do Rio Grande do Sul, pelo histórico Caminho do Viamão, rumando para Sorocaba, onde esse gado era comercializado.

Pode-se conceber o início da povoação do território jaguariaivense a partir deste ponto onde está o Parque Ambiental Dr Ruy Cunha. A região tinha dois aspectos principais que contribuíram para que ali se tornasse um pouso de tropeiro, conhecido como Porto de Jaguariaíva: primeiro que o rio neste ponto era vadeável por ser raso, permitindo que os Tropeiros o atravessassem com o gado e suas mercadorias sem maiores dificuldades na época de estiagem; e, segundo, a presença de invernadas, permitindo que o gado desgastado da longa jornada pudesse descansar e se recuperar, ganhando peso, o que contribuía para sua valorização na hora da venda no mercado de Sorocaba.

Conforme o tropeirismo imprimiu um intenso movimento de pessoas e animais, o Porto de Jaguariaíva foi se desenvolvendo, onde pessoas foram se estabelecendo e tirando desta terra o seu sustento.

No ano de 2003 o Parque foi inaugurado, sendo denominado Parque Ambiental Dr Ruy Cunha pela lei N° 1564/2003 de 03 de setembro de 2003. Em 2010 o Parque passou por uma reforma completa, sendo reinaugurado em 05 de Maio de 2010.

O local prestigia o visitante com área de lazer, sanitários, espaço para educação ambiental, centro de informações turísticas, museu do tropeiro, cantinho do chimarrão, trilhas ecológicas que levam até a margem do rio Jaguariaíva, ampla sinalização, identificação de espécies nativas e casa guarda-parque.

Localização: Rua Porto Velho, s/nº - Bairro Pedrinha.

Distância do centro da cidade: 4 km.

Visitação: Livre, de Quarta a Domingo das 09:00 às 17:00.

{gallery}parque_ruycunha{/gallery}

 

e-max.it: your social media marketing partner