Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaíva enfrenta cidade da Venezuela no Dia do Desafio

Jaguariaíva enfrenta cidade da Venezuela no Dia do Desafio

O município de Jaguariaíva, por meio do Departamento Municipal de Esporte e Recreação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) está organizando sua participação no Dia do Desafio 2018. O confronto ocorre no dia 30 e a oponente de Jaguariaíva será a cidade de “Escuque”, da Venezuela, que tem cerca de 27 mil habitantes.

Para organizar a programação local e registrar os resultados, representantes do Departamento de Esportes participaram há alguns dias, no Sesc em Ponta Grossa, do lançamento do evento. A novidade a partir desta edição é que o sorteio das cidades desafiantes terá validade de três anos.

Nas últimas edições Jaguariaíva tem obtido grande sucesso no Dia do Desafio, mobilizando muitas pessoas e sagrando-se vencedora na competição entre as cidades. Uma de suas atividades tradicionais neste dia é a ginástica comunitária na Praça Getúlio Vargas,  iniciativa que deve estar na programação.

15 minutos - A proposta do Dia do Desafio é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito. O resultado é tomado com base no percentual de participantes no município. Criado em 1980, no Canadá, esta é uma ação da The Association For International Sport for All (Tafisa).

No Brasil, desde 1995, a mobilização esportiva comunitária é coordenada pelo Sesc São Paulo e organizada pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país. O evento ocorre em forma de competição entre as cidades de mesmo porte, sendo que os municípios que mobilizarem o maior número de pessoas são os vencedores.

A premiação, por sua vez, é apenas simbólica, pois visa envolver a comunidade e incentivar a prática de atividades físicas. Recentemente a Lei Federal 13.645/2018 criou o Dia Nacional do Desafio, que será comemorado nacionalmente em toda última quarta-feira do mês de maio, para que empresas, órgãos públicos, escolas e outros estabelecimentos proponham atividades físicas e esportivas à população, por no mínimo 15 minutos.

dscn0836
dscn0836 dscn0836