Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Festividades natalinas marcam uma nova era em Jaguariaíva

Festividades natalinas marcam uma nova era em Jaguariaíva

Depois de um grande período sem muitas comemorações, Jaguariaíva passa a viver novas experiências promovidas pela administração municipal, festejando datas importantes numa grande integração popular.

Foi assim nas festividades alusivas à semana da pátria, com grande participação popular, quando cerca de 20 mil pessoas foram às ruas assistir ao Desfile de 7 de Setembro. O I Festival de Música de Jaguariaíva também foi sucesso, tanto na adesão de artistas locais como na presença de público, reunindo nas três noites do festival quase cinco mil pessoas. E agora é a vez dos festejos natalinos, com inúmeras atividades voltadas exclusivamente à comunidade jaguariaivense que no último final de semana tomou conta da Praça Getúlio Vargas e Avenida Antonio Cunha durante a abertura das festividades e chegada do Papai Noel. Segundo a equipe de segurança, mais de cinco mil pessoas estiveram na Praça na noite de sábado, 05.

Com o slogan “Natal para todos – Eu abraço essa idéia”, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes elaborou variada programação, contemplando inclusive alguns bairros do município que deverão receber a visita do Papai Noel. A ornamentação de ruas e praças teve a parceria de empresários e comércio local, com a adoção de alguns espaços para enfeites e iluminação natalina. A programação se estenderá até o dia 24, com apresentações no palco montado na Praça Getúlio Vargas, junto com a Casa do Papai Noel. No dia quatro foi a abertura dos festejos com apresentações culturais do Colégio Neo Max Pequeno Príncipe e Colégio Nilo Peçanha. No sábado, 5, a chegada do Papai Noel, que antes percorreu as ruas da cidade em carro de bombeiro e chegou à praça numa charrete especialmente preparada para a ocasião. “Estou em Jaguariaíva há mais de dez anos e nunca tinha visto nada disso aqui na cidade”, disse Joanice Santos. O público interagiu o tempo todo. 

A programação até o dia 24 tem o seguinte cronograma, sempre das 20 às 22 horas: Dia 12, apresentações do Jogral do Colégio Estadual Anchieta. No dia 19, musical da APAE de Jaguariaíva. O Madrigal Canto da Amizade e a Roda Alegre, ambos do Rotary Club, e o conjunto Ágape Jovem da Igreja Adventista se apresentam no dia 19. O Grupo de Danças da 3ª Idade do Provopar se apresenta no dia 21. Já para os dias 22, 23 e 24 as apresentações estão sendo agendadas. 

Natal Ecológico

Além do natal tradicional, Jaguariaíva terá também vários espaços da área central da cidade com ornamentação ecológica. A idéia, também inusitada no município, sempre sob a coordenação da professora Alcione Lemos, junto com o departamento de turismo, teve a participação de alguns servidores públicos, junto com pessoas da comunidade que de forma totalmente voluntária desenvolveram o projeto, coletaram as garrafas através de doações e fizeram todo o trabalho artesanal. Durante um período de menos de dois meses foram arrecadadas mais de 10 mil garrafas pet, que através do trabalho artesanal dos voluntários tomaram formas de flores, estrelas, árvores, natalinas, papai noel, bonecos de neve, anjos, bolas e fontes, todos costurados com fios extraídos de garrafas pet. De cada garrafa pet são extraídos aproximadamente 40 metros de fio. A decoração deu nova roupagem à Praça Getúlio Vargas, Parque Linear, Praça Isabel Branco e portal de entrada da cidade, virando atração turística e atraindo novos olhares. 

Lembrando que cada garrafa pet leva, aproximadamente, 200 anos para se decompor na natureza, as dez mil garrafas utilizadas representam uma significativa contribuição para a preservação do meio ambiente.

Árvore de natal com estrela – 823 garrafas

Sete bolas nos pinheiros – 770 garrafas

Dois bonecos de neve – 760 garrafas

Dois anjos – 1.100 garrafas

Três velas – 420 garrafas

Um Papai Noel – 380 garrafas

53guirlandas – 2.650 garrafas

Três super postes – 2.700 garrafas

Fonte no Parque Linear – 300 garrafas

            80 bolinhas – 880 garrafas

{gallery}natal{/gallery}
e-max.it: your social media marketing partner