Administração Municipal viabiliza capacitação de novos agentes de saúde

A Administração Municipal, através da SEMUS, trouxe para o município o Curso Saúde com Agente, oferecido pelo Ministério da Saúde. A conclusão ocorreu nesta semana, com aula prática, na sede da secretaria.

Conforme a prefeita Alcione Lemos, muitos municípios não aderiram a essa capacitação, mas a Prefeitura de Jaguariaíva, visando sempre oferecer um serviço de qualidade à população, viabilizou a participação dos agentes de saúde no curso.
Aulas iniciaram em dezembro de 2022. O conteúdo teórico foi online, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, junto com AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), incluindo 16 aulas práticas, com as enfermeiras Anelise Juliano e enfermeira Bruna Ulrich (preceptoras).
Nicolas Negretti, participante do curso, elogia a iniciativa e diz que além de tirar dúvidas, aprendeu várias questões novas sobre doenças e o trabalho técnico a ser executado.
A secretária da SEMUS, Amália Cristina Alves, destaca a importância do incentivo à qualificação profissional que a Administração Municipal tem dado, preparando ainda mais os servidores para o trabalho na área. Ela informa que os agentes, agora treinados, poderão inclusive aferir a pressão arterial dos pacientes que acompanham durante as visitas. Para tanto, serão adquiridos e fornecidos a eles aparelhos medidores em breve.